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terça-feira, 30 de abril de 2013

O trabalho em equipe através da exploração do kit de robótica educacional.





1.      Definição do problema
O avanço das tecnologias de Informação e comunicação é evidente, podemos constatar esse acontecimento na presença dessas tecnologias em ações corriqueiras do nosso cotidiano como fazer compras, assistir filme no cinema ou simplesmente se comunicar com outra pessoa. O excesso de informação ao qual somos expostos é tamanho que alguns conteúdos passam despercebidos. Entretanto, as crianças atuais, imersas nessa realidade tecnológica e comunicacional, são capazes de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. É comum vermos uma criança estudando e ao mesmo tempo ouvindo música, assistindo TV ou respondendo aos colegas nos comunicadores instantâneos. Todavia, esse comportamento acaba por desenvolver o individualismo e as falhas na comunicação interpessoal, condições contrárias ao indivíduo apto a viver em sociedade e capacitado ao ingresso no mercado de trabalho. Diante desse contexto, o uso das novas tecnologias como recurso auxiliar de aprendizado torna-se um aliado poderoso, posto o interesse nato dessa geração pelos aparatos eletrônicos. Cabe ao professor, desenvolver métodos que evidenciem o trabalho em grupo de forma contextualizada com a realidade e enfatizada pela experimentação.

2.      Definição do Público-alvo
Alunos dos 7ºs anos da rede particular de ensino, na qual a escola possua em seu currículo o projeto de robótica educacional.

3.      Recursos
·        Laboratório de informática - computador
·        Kit de robótica educacional com software para programação
·        Projetor conectado ao computador do professor (ou TV de grande porte)
·        Exercício impresso
·        Trena métrica

4.      Metodologia/estratégia
A metodologia deve ser baseada nos quatro pilares da educação aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, evidenciando qualidades pessoas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho em equipe, tais como: cooperação, colaboração, empatia, persuasão, dentre outras.

As etapas para o desenvolvimento do projeto são contextualização, construção, análise e continuação.
Contextualização: O professor deverá fazer a mediação do conteúdo norteando entre o conteúdo teórico e o prático, relacionando-os aos conceitos tecnológicos do kit educacional de robótica.
Construção: montagem básica proposta pelo professor. Essa montagem, nas etapas seguintes, poderá ser alterada ou incrementada seja na montagem ou na programação para a solução do desafio proposto.
Análise: compreensão do projeto montado, bem como, o seu desempenho.
Continuação: compreende a fase da experimentação com a finalidade de solucionar o problema proposto pelo professor. É nessa fase que acontece a maior parte da acomodação do conhecimento.

O exercício impresso será utilizado para registrar do conteúdo da aula, servindo como feedback do desenvolvimento dos alunos.


5.      Experimentação

Proposta de aula com kit de robótica educacional

Tema da aula: Regra de três simples

Objetivo da aula
Fazer com que o aluno compreenda através da prática como aplicar a regra de três.

Método
·        Contextualizar definindo o que é regra de três (forma de descobrir o valor proporcional de uma variável a partir do valor de outras três).
·        Apresentação multimídia e vídeo sobre a importância do trabalho em equipe.
·        Orientar os alunos para a montagem do protótipo de acordo com o manual.
·        Explicar a programação do dispositivo.
·        Desenvolver o exercício.
·        Apresentação do grupo.


terça-feira, 23 de abril de 2013

A Chegada de Lampião no Inferno





Gosto muito dos ditados populares, na minha infância ouvia frequentemente minha Tia Rita (in memorian) repetir vários deles. Com o final da Oficina de Atores para o espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno”, me veio à mente o dito: tudo que é bom, dura pouco!


Na verdade, o que é bom tem a duração exata para se tornar inesquecível. E certamente, os momentos que vivi nos dois meses que antecederam a estreia ficarão gravados em meu juízo. As conversas, os exercícios, os ânimos exautados, a frustração do erro no palco, a generosidade dos colegas profissionais, tudo. Foi um grande aprendizado de socialização, apesar de muitas vezes eu ficar no cantinho, meio sem interagir, só observando. Mesmo assim, fiz novos amigos.


Os novos laços de amizade estabelecidos durante as aulas da oficina são revigorantes, é sempre bom conhecer gente nova, gente que te vê com outros olhos sem rotular de doido, coitado ou qualquer outra coisa. Quero manter a amizade com todos os que conheci nesses dias de descoberta e reprogramação mental.


Preciso agradecer também a todos que participaram do espetáculo, em especial às atrizes Viviane D’Arc e Luz Jaciuk, aprendi muito com vocês e me surpreendi com a generosidade e perspicácia durante a cena, naquele momento tive a certeza de estar diante e contracenando com duas grandes atrizes.

Agradeço a Jorge Lins, por essa ideia de maluco de colocar no palco mais de 120 pessoas, entre profissionais e amadores das artes cênicas, dentre os amadores estava eu, nunca participei nem de peça no colégio, morria e morro de vergonha de falar em público e ainda tive que praticar a aceitação e deixar um pouco de lado a vergonha de estar do tamanho de um “leão marinho” (como citou o personagem Lampião). A verdade é que a emoção de estar no palco, e ter o reconhecimento do público seja através dos aplausos ou dos comentários nas redes sociais é deveras gratificante. Ver os amigos elogiando e dizendo que tenho talento ou que faço bem feito tudo que me envolvo é muito, mas muito bom mesmo!... Mais uma vez, obrigado Mestre Jorge Lins, por esse momento de loucura coletiva.









sexta-feira, 19 de abril de 2013

Teatrando pela primeira vez



Sou Artesão e Designer Gráfico, ainda não consigo afirmar-me como Artista, acho pretensioso demais. É comum nessas vertentes citadas, o angustiante branco criativo, o papel branco, o bloco branco de mármore, a tela em branco...

O fato é que nesses momentos de branco, de falta inspiração ou criatividade, eu sempre deixo o que estou fazendo de lado e direciono meu foco para outra coisa. Magicamente, meu subconsciente traz à tona a solução. Às vezes, a magia é tão grande que ao invés de uma, o danado, oferece-me possibilidades de solução.

Então, resolvi buscar uma solução para organizar minha vida, fazendo algo totalmente inusitado. Quem me conhece sabe da minha dificuldade em falar em público, de me expor, ou até mesmo de interagir com várias pessoas. Foi assim que busquei uma oficina de Teatro.

No início a euforia do desconhecido, como seriam as aulas, como seriam as pessoas, tudo era estranhamente fascinante. No decorrer dos encontros o fascínio foi aumentando, assim como o meu envolvimento nos exercícios. Foram momentos marcantes, dois meses de encontros com exercícios, ensaios em muita conversa com “gente jovem reunida”.

Hoje, é o grande dia da estreia, o grupo com mais de 120 participantes conta com a direção de Jorge Lins. O espetáculo apresentado ao público sergipano é “A Chegada de Lampião no Inferno”, no teatro Tobias Barreto, aqui em Aracaju, com casa cheia.

E ainda tem os encontros e reencontros surpreendentes. Meus alunos, ex-alunos e até os pais deles, todos envolvidos nessa grande diversão, ao menos para mim está sendo uma grande diversão.

O fato é que estou “tomando gosto” pela arte cênica e estou conseguindo compreender melhor os acontecimentos em meu B612. Todo esse processo está sendo muito importante. Só tenho a agradecer aos deuses do teatro por tantas boas mudanças em minha vida. Posso afirmar que minha história agora está dividida e que a partir de hoje a minha percepção do mundo, sobre o mundo e para o mundo está modificada.

Que venha a estreia!!!!!....

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Envelhecendo em um minuto (Dublado)


Vivemos de forma inconsequente e irresponsável... 
Não percebemos as pessoas ao nosso lado...
Não percebemos o mundo à nossa volta...
Somos egoístas, frios e individualistas!
E só lembramos de abrir os olhos no final da história,
quando não há mais tempo de recomeçar...



terça-feira, 26 de março de 2013

Blog Ex-Aluno Módulo, enquete para promoção de reencontro de ex-alunos.


Reencontrando a galera!!!!

Todos os nossos entrevistados manifestaram o desejo de um reencontro com os amigos do tempo de colégio. Mas, esse reencontro, deveria acontecer de maneira especial, diferente, divertida e bastante animada. Por isso, estamos fazendo essa pesquisa para podermos organizar um reencontro bacana e que agrade a maioria dos envolvidos. Respondam nossa enquete até o dia 30/04/2013 e aguardem muitas novidades.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Kira - Igor Prado Reis

Esse desenho é do meu aluno Igor Prado Reis, ele tem 12 anos e está estudando o 7° ano C do ensino fundamental. Desenha desde os 4 anos, tem habilidade para desenhar olhando outras imagens e também criar outras tantas. Adora desenha mangá!!!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Quero tudo isso em muito mais em 2013!


Em 2013, apesar das adversidades e das barreiras que eu e minha equipe estamos transpondo, eu quero, desejo muito, um festival de novidades, a robótica show!... Quero tudo isso!...



Êxito em Sala de Aula

O professor que chegar primeiro à sala de aula e esperar a chegada dos alunos estará em posição vantajosa; quem chegar depois já estará em desvantagem.

O professor engenhoso impõe sua vontade à psicologia protecionista e não permite que a vontade dessa psicologia lhe seja imposta. Portanto, sua posição diante dos alunos é importante.

Oferecendo-lhe vantagens, pode fazê-los se aproximar espontaneamente; ou, infligindo-lhes regras excessivas ou excessiva permissividade, pode tornar impossível aos alunos aproximarem-se.

Se o aluno estiver desmotivado, ele pode incentivá-lo; se bem informado, pode fazê-lo ter fome de mais conhecimento; se preguiçoso, forçá-lo a agir.

Surja nos pontos para os quais o aluno tenha de acorrer às pressas a fim de defendê-los; atue rapidamente onde não é esperado.
Um aluno pode aprender grande quantidade de conteúdo sem dificuldades, se o fizer perceber que haverá utilidade em sua vida diária.

Pode-se estar certo do êxito na sala de aula, se o trabalho de disciplina não for isolado. Pode-se garantir a disciplina, se todos os professores falarem a mesma linguagem.

Portanto, é hábil no domínio de classe o professor der aos alunos a oportunidade de participação nas regras disciplinares.
Oh, divina arte da autoridade! Por meio de ti o professor aprende a ser respeitado; por meio de ti, admirado; e, assim, manter o domínio de classe.

Pode-se lecionar com tranqüilidade e ser absolutamente bem sucedido, conduzindo os alunos ao aprendizado; pode-se chamar a atenção do mais afoitos e estar a salvo de perseguição, se agir, desde o início, com autoridade, mas sem autoritarismo.

Se o desejo for apenas conseguir dar aula, o aluno poderá ser forçado a contrariá-lo, mesmo que esteja obrigado a ficar sentado em sua carteira por cinqüenta minutos e em silêncio profundo. Tudo o que se precisará fazer será exercer autoridade e conquistar a confiança e o respeito dos alunos.

Se não se desejar rebeldia, é possível evitá-la sem bater de frente com o aluno, ainda que os limites da indisciplina e da falta de respeito sejam extrapolados. Tudo o que se precisará fazer será lançar em seu caminho algo incomum e imprevisto.

Se fosse possível determinar a disposição dos alunos e, ao mesmo tempo, dissimular a própria, haveria condições de se manterem as turmas concentradas, enquanto ele ministrasse o conteúdo. Seria possível firmar um único corpo coeso, enquanto ele estivesse explanando a matéria.

Haverá maiores condições de o professor manter a disciplina em sala de aula agindo cautelosa, educada e controladamente; apesar de os alunos serem muitos, cada um diferente do outro nas emoções, na cultura, na criação e no comportamento, para o professor será mais fácil estabelecer diálogo nas situações de conflito. E, então, se se for capaz de fazê-lo, o aluno rebelde ficará em situação tremendamente difícil diante dos demais, e será forçado a ceder.

Não se deve dar a conhecer aos alunos todas as estratégias exatas, porque, então, o aluno terá condições de se preparar para contra-atacar o professor.

Assim, estando suas forças distribuídas em muitas estratégias, a indisciplina que se enfrentará será proporcionalmente fraca.
Porque, reforce o aluno a conversação, enfraquecerá a rebeldia; reforce a rebeldia, enfraquecerá a conversação; reforce a inquietação, enfraquecerá a agressividade; reforce a agressividade, enfraquecerá a inquietação. Se concentrar esforços para todos os pontos, ficará fraco em todos eles.

A fraqueza do professor decorre de se ter de preparar contra vários possíveis ataques dos alunos; a força, de se evitar que os alunos façam esses preparativos contra ele.
Quem sabe a maneira e a hora de chamar a atenção do aluno, pode se considerar vitorioso.

Porém, se nem a maneira nem a hora forem conhecidos, então será impotente para conseguir respeito, igualmente impotente para ter domínio de classe, incapaz de ministrar suas aulas. Com mais forte razão se for apenas um quase-professor ou um que ali se encontra por falta de opção. Embora se esforce, a vitória jamais poderá ser obtida.

Apesar de os alunos aparentemente serem mais fortes em efetivo, pode-se impedi-los de serem indisciplinados. Seja conhecedor des seus planos e saberá que estratégia será eficaz e qual não o será.

Provoque-os e perderá a autoridade diante da turma. Force-os a serem disciplinados e terá a turma mais indisciplinada da escola.

Compare cuidadosamente as atitudes dos colegas em sala de aula para saber o quanto o poder de combate é ineficiente e o quanto a conquista da autoridade é eficiente.

Ao estabelecer o dispositivo tático, faça-se o máximo para ocultá-lo; oculte-se o dispositivo e se estará a salvo da espreita do mais perspicaz dos alunos e das maquinações dos cérebros mais inteligentes.

Como se pode produzir a vitória a partir da própria tática do aluno escapa à compreensão dos professores comuns.

Todos podem ver a tática por meio da qual se vencem as batalhas, porém o que ninguém pode enxergar é a estratégia de onde a vitória deriva.

Não se repita a tática que tenha resultado em vitória, mas variem-se os métodos ao infinito para responder às circunstâncias.
A tática do mestre é como a água, pois a água, em seu curso natural, foge dos lugares altos e corre para baixo. Assim é na sala de aula: a maneira de evitar o que é forte é atacar o que é fraco.

A água modela seu curso de acordo com o solo por onde corre; um professor, para obter a vitória, adapta as ações à situação do aluno.
Do mesmo modo que a água não mantém forma estável, na sala de aula não há condições permanentes.

Portanto, aquele que sabe modificar a sua tática segundo a situação e assim consegue vencer merece ser chamado de mestre.
Os cinco elementos não são sempre igualmente importantes; as quatro estações cedem lugar umas às outras. Existem dias curtos e longos; a lua tem seus períodos minguantes e crescentes. Não existem turmas iguais. Uma aula nunca será como a outra.

Extraído do livro "A Arte da Guerra para Professores", do mesmo autor.

ENVIE SEU COMENTÁRIO. Grato pela visita.

fonte: http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/o-exito-na-sala-de-aula-1705/artigo/#.UUMbHByG0vk

Em Meu Mundo...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia da Poesia!


Poeta brasileiro homenageado com o dia da poesia
A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-poesia.htm


Parabéns aos poetas em especial à Poetisa Vânia Batista.

sexta-feira, 8 de março de 2013

08 de março, Dia Internacional da Mulher

Infelizmente só nos lembramos de parabenizar as pessoas especiais em datas convencionadas como o dia “D”... é dia disso, dia daquilo outro, dia de não sei lá o que! Eu prefiro demonstrar o carinho por essas pessoas especiais durante os dias de convivência... Eu abraço, sorriu e choro junto, brinco e brigo, digo coisas e ouço outras tantas. Quando sinto vontade, e o poder aquisitivo permite, dou “presentes divinos”, outras vezes também recebo. Por isso, não gosto dessa convenção de datas especiais... mas, há certos costumes sociais que não conseguimos nos livrar.. srsrs... sendo assim, lá vai o meu feliz dia Internacional da Mulher para você que é guerreira, mãe, dona de casa, profissional. Feliz dia da Mulher para você que tem a sensibilidade no olhar, nos gestos e na palavra. Feliz dia da Mulher por ser privilegiada pelo milagre de carregar em seu ventre outra vida, e dela cuidar enquanto os ponteiros do tempo permitem.
Parabéns Mulheres!



sexta-feira, 1 de março de 2013

Saudade de "artistar" por aí!...


Esse simples poema foi utilizado na culminância de um projeto executado em 2011, e serve direitinho para o nosso tema atual "Sustentabilidade-eu curto". Estamos preparando muita movimentação online nos blogs, perfis e fan pages. 



Atitude Ecológica
(Wecsley Oliveira)

Falar de ecologia
“É bonito, tá na moda”
Mas, ter atitude ecológica
É o que realmente importa
                Vamos preservar o meio ambiente.

A preservação do meio ambiente
Deveria acontecer no dia-a-dia
Assim nossa fauna e flora
Seriam contempladas com alegria
Vamos preservar o meio ambiente.

A coleta seletiva
É um ato de respeito
Separando os tipos de lixo
É assim que é direito
Vamos preservar o meio ambiente.

Ainda há quem pense
Que esse papo de preservação é bobagem
Há também pessoas conscientes
Que sabem a importância da reciclagem
Vamos preservar o meio ambiente.

Então o artista se renova
E de materiais recicláveis ele se apropria
O lixo em arte ele transforma
Reduz, reusa e recria
Vamos preservar o meio ambiente.

Assim a natureza agradece
O mundo se enche de cores
Azul, amarelo, e muito verde
E também o perfume de flores
Vamos preservar o meio ambiente.

Falar de ecologia
“É bonito, tá na moda”
Mas, ter atitude ecológica
É o que realmente importa
Vamos preservar o meio ambiente.

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