Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

O trabalho em equipe através da exploração do kit de robótica educacional.





1.      Definição do problema
O avanço das tecnologias de Informação e comunicação é evidente, podemos constatar esse acontecimento na presença dessas tecnologias em ações corriqueiras do nosso cotidiano como fazer compras, assistir filme no cinema ou simplesmente se comunicar com outra pessoa. O excesso de informação ao qual somos expostos é tamanho que alguns conteúdos passam despercebidos. Entretanto, as crianças atuais, imersas nessa realidade tecnológica e comunicacional, são capazes de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. É comum vermos uma criança estudando e ao mesmo tempo ouvindo música, assistindo TV ou respondendo aos colegas nos comunicadores instantâneos. Todavia, esse comportamento acaba por desenvolver o individualismo e as falhas na comunicação interpessoal, condições contrárias ao indivíduo apto a viver em sociedade e capacitado ao ingresso no mercado de trabalho. Diante desse contexto, o uso das novas tecnologias como recurso auxiliar de aprendizado torna-se um aliado poderoso, posto o interesse nato dessa geração pelos aparatos eletrônicos. Cabe ao professor, desenvolver métodos que evidenciem o trabalho em grupo de forma contextualizada com a realidade e enfatizada pela experimentação.

2.      Definição do Público-alvo
Alunos dos 7ºs anos da rede particular de ensino, na qual a escola possua em seu currículo o projeto de robótica educacional.

3.      Recursos
·        Laboratório de informática - computador
·        Kit de robótica educacional com software para programação
·        Projetor conectado ao computador do professor (ou TV de grande porte)
·        Exercício impresso
·        Trena métrica

4.      Metodologia/estratégia
A metodologia deve ser baseada nos quatro pilares da educação aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, evidenciando qualidades pessoas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho em equipe, tais como: cooperação, colaboração, empatia, persuasão, dentre outras.

As etapas para o desenvolvimento do projeto são contextualização, construção, análise e continuação.
Contextualização: O professor deverá fazer a mediação do conteúdo norteando entre o conteúdo teórico e o prático, relacionando-os aos conceitos tecnológicos do kit educacional de robótica.
Construção: montagem básica proposta pelo professor. Essa montagem, nas etapas seguintes, poderá ser alterada ou incrementada seja na montagem ou na programação para a solução do desafio proposto.
Análise: compreensão do projeto montado, bem como, o seu desempenho.
Continuação: compreende a fase da experimentação com a finalidade de solucionar o problema proposto pelo professor. É nessa fase que acontece a maior parte da acomodação do conhecimento.

O exercício impresso será utilizado para registrar do conteúdo da aula, servindo como feedback do desenvolvimento dos alunos.


5.      Experimentação

Proposta de aula com kit de robótica educacional

Tema da aula: Regra de três simples

Objetivo da aula
Fazer com que o aluno compreenda através da prática como aplicar a regra de três.

Método
·        Contextualizar definindo o que é regra de três (forma de descobrir o valor proporcional de uma variável a partir do valor de outras três).
·        Apresentação multimídia e vídeo sobre a importância do trabalho em equipe.
·        Orientar os alunos para a montagem do protótipo de acordo com o manual.
·        Explicar a programação do dispositivo.
·        Desenvolver o exercício.
·        Apresentação do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...