Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Educação a Distância: paradoxos, paradigmas e teorias educativas.

Fonte da imagem: https://goo.gl/0nI2IB

O advento da tecnologia trouxe à tona a era da informação. Através dos modernos aparelhos de comunicação e a conexão à rede mundial de computadores, todo e qualquer usuário tem a possibilidade de acessar informações dos mais diversos assuntos. Tal aspecto caracteriza o perfil democrático dessa "era da informação", contudo, no âmbito escolar, por conta de fatores como a capacitação docente e políticas de incentivo ao uso da tecnologia em sala, se revela um paradoxo que remete a uma repetição do tradicionalismo travestido de moderno, onde as práticas educativas se apropriam de recursos tecnológicos sem a preocupação de oferecer aos alunos aspectos como autonomia e coletivismos. A configuração de um novo espaço que evidencie a cibercultura em conflito com a escolarização formal reforça a quebra dos paradigmas vigentes, contribuindo para a construção de ações educativas emancipadores, que promovam a transforação social, numa perspectiva libertadora e participativa.

De acordo com os debates promovidos em sala de aula e seus estudos acerca da tecnologia na educação, discorra sobre "Educação a Distância: paradoxos, paradigmas e teorias educativas".

Sugestão de leitura:
SABBATINI. Fronteiras teórico-pedagógicas da educação a distância (EaD): entre paradoxos, paradigmas e novas teorias educativas. disponível em: https://goo.gl/zDE4Gn Acessado em: 14 de junho de 2017

7 comentários:

  1. Isabel Maria e Olga Hemilly
    A sociedade pedagógica do século XXI, exige novos parâmetros da educação sintonizando com as enormes transformações vivenciadas em todos os setores da vida humana. Nesse contexto, surge a educação a distância, que é uma modalidade de ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédios de recursos tecnológicos. Funcionando a partir de uma integração entre aluno e professor.
    Tendo como pontos positivos a facilidade de acesso a curso de graduação e pós - graduação, permitindo que a pessoa participem de cursos de graduação e pós - graduação, oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica, sem sair de suas casas; Inclusão de pessoas com necessidades especiais; Democratização do acesso ao ensino; Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação.
    Alguns dos pontos negativos, a Dependência da tecnologia; Dispersão física dos participantes; Necessidade de maior comprometimento do aluno; Limitação nas discussões.

    ResponderExcluir
  2. Aline Oliveira
    Anaceli Santos
    Maria Lucielma

    "Educação a Distância: paradoxos, paradigmas e teorias educativas"

    O surgimento das novas tecnologias representa, por um lado, um grande avanço na educação, mas ao mesmo tempo aparece como uma nova alternativa de paliar o ensino tradicional. O fato de surgir uma nova ferramenta não garante uma utilização eficaz, uma inovação na metodologia, uma vez que na maioria das vezes não promove a autonomia do aluno. Se por um lado apresenta-se novos recursos “tecnológicos”, por outro não há qualificação e capacitação necessária para utilizá-los.
    A Educação a Distância encontra-se num paradoxo. Apesar de estarmos em constante “progresso”, em que os jovens, principalmente, adoram o mundo das tecnologias, ao mesmo tempo ainda há um grande preconceito e repugnância na utilização dessa modalidade como forma educacional.
    Os paradigmas impostos pela sociedade tradicionalista estão sendo aos poucos substituídos, isto é, evoluem as perspectivas sobre determinadas coisas, como o casamento, o sexo, a família, a religião. Mas e a educação? Será que estamos acompanhando esse avanço de pensamento da era tecnológica?

    ResponderExcluir
  3. Alunas: Amanda oliveira
    Erica de Oliveira
    Josefa Larissa
    Maria Luciana
    Orlaneide Batista

    A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas, porém precisa ser usado de forma proveitosa onde o aluno possa desenvolver autonomia e se adaptar ao trabalho em equipe. Cabe ao professor usar meios adequados para melhor desenvolvimento do aluno.
    A tecnologia permite o acesso a inúmeras informações, porém para ser aproveitada ao máximo é necessário uma capacitação do docente para que no ambiente educacional, principalmente na educação á distância haja o desenvolvimento de trabalhos onde exista uma maior autonomia e curiosidade por parte dos alunos para ir em busca de informações para compartilhar uns com os outros, utilizando a tecnologia da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  4. Tânia Santos
    A educação vem evoluindo com o passar do tempo e a tecnologia cada vez ganhando mais espaço nessa categoria ,pois a educação torna-se mais depedente dela.O surgimento da educação a distância tem facilitado a vida das pessoas que almejam uma graduação , mas nao realizam por diversos motivos,dentro eles conciliar o trabalho com estudo.
    A educação a distância ainda é um paradoxo apesar da sua evolução e aceitação no mercado de trabalho,precisa moldar-se para abranger outras amplitudes suprindo algumas deficiências da maioria das instituições buscando superar o tradicionalismo. A tecnologia como um todo influi seu lado positivo e negativo , a ma´utilização dessas tecnologias podem causar danos irrevesíveis ao educando transformando em pessoas dependentes ,ou seja, não pensantes.

    ResponderExcluir
  5. Elle dos santos e Iagor souza
    Por mais que a educação a distancia seja algo novo e revolucionário a forma como ela é aplicada em muitos lugares permanece de forma tradicionalista.
    Mesmo que existam novas teorias educativas muitos professores não as usam de foma efetiva ou simplesmente não usam, para mudar isso e preciso existir uma comunicação maior entre aluno e professor e uma disposição maior por meio das instituições para orientar tanto professores como alunos no uso dos portais ava.



    ResponderExcluir
  6. Alunas: Elizângela e Maria Jaqueline

    A educação a distância possibilita ao docente uma nova forma de obter conhecimento, por meio da tecnologia essa modalidade de ensino ganha força e continua crescendo a cada ano que passa. Com isso a educação tradicionalista começa a se transformar e adequar-se a essa nova modalidade de ensino, a EAD além de permitir que o aluno aprenda a distancia e facilita o acesso ao ensino, sem precisar estar indo todos os dias até a faculdade. Porém se não souber trabalhar com essa modalidade, o aluno pode se entreter com distrações que não tem nada haver com o conteúdo, sem falar da falta de recursos tecnológicos nos ambientes escolares, e a falta de preparo de alguns professores. Deve-se também ressaltar, o que esta acontecendo muito na atualidade que é utilizar o recuso tecnológico como ferramenta em sala de aula, mas pra fazer o mesmo que se faz no ensino tradicional, mudando apenas o recuso!

    ResponderExcluir
  7. Graça, Ronne e Tainara. Alguns dos pontos positivos que podemos citar com o ensino EAD, é que as pessoas que por algum tipo de deficiência física ou mental não podem frequentar instituições de ensino convencionais podem, através da EAD, ter acesso a todas as formas de educação formal e informal. Também podemos mencionar a facilidade em acessar o curso de qualquer lugar e hora. Mais o ensino a Distância também possui pontos negativos, como por exemplo, a questão financeira, pois é necessário no mínimo que o aluno tenha um computador e acesso a internet em sua casa. Os novos paradigmas apontam para um modelo renovado da prática educativa, no entanto essa mudança ocorre com a formação do profissional em sua graduação. Ainda segundo William e Mackness falam que há necessidade de mudança no modelo de educação tradicional, no entanto para que haja essa mundana, será possível introduzir elementos estruturais e tecnológicos, não sendo cabível na educação tradicional. Os aprendizes autônomos podem aprender em qualquer lugar, sendo que o controle dos indivíduos nos novos modelos tecnológicos aumentam. Enfim, novas ideias questionam que a escola não é o único lugar de aprendizagem, no entanto, deve haver uma combinação da aprendizagem via redes eletrônicas com a aprendizagem experimental uniria as disciplinas do mundo e as disciplinas da academia em uma única e poderosa prática pedagógica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...