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terça-feira, 13 de junho de 2017

O papel da Coordenação Pedagógica

A função de Coordenação Pedagógica surgiu no Brasil na década de 20 com o objetivo de equilibrar, hierarquizar propostas e competências pedagógicas. Segundo as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), espera-se que o coordenador possua certa autonomia para organizar o trabalho pedagógico, procurando garantir no interior da escola uma gestão participativa e democrática. Entretanto, o que prevalece em algumas instituições de ensino são as dificuldades de se implantar uma gestão colaborativa, participativa e democrática. A Coordenação Pedagógica tem fundamental relevância no que se refere à formação dos professores, através de ações continuadas, bem como, orientações advindas da observação da prática pedagógica.

O coordenador pedagógico deve mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola para levar os alunos ao aprendizado. Freire (1982) defende essa ideia ao descrever que o coordenador pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola. Ele leva os professores a ressignificarem suas práticas, resgatando a autonomia docente sem, se desconsiderar a importância do trabalho coletivo.

fonte: http://2.bp.blogspot.com/-n4GoyyJz-_o/UHTDzx6CxhI/AAAAAAAAABA/I7f7uFeggqc/s1600/Sem+t%C3%ADtulo.jpg
Discorra sobre a o papel da Coordenação Pedagógica, argumentando perspectivas e realidades de acordo com seus estudos e suas observações das práticas reais no cotidiano de instituições de ensino.


Recomendação de leitura:
OLIVEIRA, GUIMARÃES. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. disponível em: http://www.faculdadefar.edu.br/arquivos/revista-publicacao/files-19-0.pdf acessado em: 12 de junho de 2017





13 comentários:

  1. ILMARA SANTOS

    Na perspectiva da realidade sabemos que o papel do coordenador é múltipla no contexto escolar, onde os mesmos são sobrecarregados desenvolvendo funções que nem necessariamente não são suas. Nem sempre os coordenadores tem formação capacitadas para estar exercer a sua função por exatamente não ter conhecimento sobre elas. O jogo de submissão e hierarquia favorece para essa desvalorização desse profissional que fica bem longe dessa visão democrática que as diretrizes cita.

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    1. Patricia Dias
      Compreendi seu ponto de vista . no entanto, a autores que o profissional de Coordenador dever ser graduado e preparados, mesmo sabendo que o poder hierárquico a aqueles que viabilizam um caminho sumamente importante tanto para os profissionais docentes, como todos aqueles que estão envolvidos no contexto escolar.

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  2. Geisiane Lima e Karoline Lima

    O trabalho do coordenador pedagógico é bastante amplo, porém é necessário que haja a formação continuada para que esta tarefa seja realmente executada com excelência. Este profissional possui a importância de coordenar as atividades desenvolvidas no ambiente escolar e fornecer as informações necessárias ao corpo docente, a comunidade e ao alunado em geral. É essencial que o coordenador trace um planejamento para conseguir ampliar suas ações, fomentando as suas habilidades e potencialidades, desse modo, os objetivos propostos serão almejados de forma qualitativa.
    Para Libâneo (2001), o coordenador pedagógico é aquele que responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico, estando diretamente relacionado com os professores, alunos e pais. Junto ao corpo docente o coordenador tem como principal atribuição a assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação.

    Referências:
    LIBÂNEO, José Carlos. Organização e de gestão da escola:
    teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

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  3. Gislaine Nascimento Gomes e Izabela da Silva Santos.

    -De acordo com o presente texto e tudo que foi estudado em sala, o Coordenador Pedagógico, desenvolve uma das principais funções existentes em uma instituição de ensino. Ele é responsável pela organização do espaço pedagógico e deve ter autonomia para direcionar o trabalho dos demais componentes da comunidade escolar na instituição em que atua.
    Ele deve desenvolver projetos que envolvam tanto alunos como os demais funcionários, além da comunidade externa, fazendo com que os diferentes saberes tidos pelos professores e orientadores sejam distribuídos e propiciem novos conhecimentos a todos os participantes.
    O coordenador é, antes de mais nada, um educador, por isso deve estar ciente das dificuldades e possibilidades existentes na vida de cada professor, auxiliando-os no desenvolvimento e resolução de eventuais problemas.

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    1. Patricia Dias
      Parabéns gostei muito do ponto de vista a cerca do conteúdo, e almejo que nós como futuros profissionais na área educacionais possamos realizar esses conceitos.

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  4. Maria da Ressurreição; Samuel Santos
    Diante do tema a coordenação tem por obrigação ter conhecimento de tudo que se planeja tendo autonomia de todo trabalho executado no regime escolar incluindo professor, alunos, pais e comunidade para que possa usufruir uma aprendizagem social e educativa por meio de desenvolvimento nas instituições escolares capaz de ajudar para o sucesso do ensino.A coordenação tem o dever de avisar a família sobre os seus alunos, ou seja como está sendo o rendimento dele na sala de aula, se ele esta frequentando a sala de aula e como ta seu comportamento. A evasão escolar é um ponto importante a ser observado pela coordenação para assim poderem avaliar o caso e chegar a uma resposta ou solução para este caso que nâo pode acontecer no âmbito escolar.

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  5. José Bráulio de Sousa e Patricia Dias dos Santos
    O papel do coordenador pedagógico é o de orientar e auxiliar tanto os professores como os funcionários da escola. E assim como Freire cabe ao mesmo dispor de uma reflexão a cerca do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na escola. Porém partindo do pressuposto abordado podemos ver o quanto essa realidade não condiz de sumo com a prática cotidiana de sala de aula, há porém autores que enfatizem o quanto é necessário que esses profissionais.
    O Coordenador Pedagógico tem uma relevância muito importante pois quando aplicado de forma reflexiva,tem um papel fundamental principalmente na prática do docente, ajudando a enfrentar as dificuldades e os anseios.

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  6. Geisy Emilly e Katiele Araujo

    A coordenação pedagógica é de fundamental importância para a escola, é ela que é responsável pela administração e pelos problemas da gestão escolar, ajudando na transmissão das informações necessárias para uma melhoria e bem estar de todos, sendo que ela também potencializa as ações de participação de planejamento de todos os professores, dando opiniões e auxilio no que for preciso. Portanto, a mesma almeja o bom trabalho pedagógico perante a sociedade e a equipe escolar.

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  7. AMANDA DE JESUS SANTOS
    DIANA SOARES
    Silmara almeida
    o papel da coordenadora pedagógica na escola e bastante amplo,muitas vezes a mesma nem se da conta disso ,acredito que ela tenha bastante responsabilidades de coordenar todas as atividades escolares .destacando que a principal atribuição consiste na formação em serviço dos professores.

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  8. Adelmo Nascimento e Rausiane Oliveira.
    Com base nos enunciados acima e em todos as vivências experienciadas pelos que vos fala, podemos afirmar que o papel do coordenador pedagógico é muito amplo e extenso, engloba diversos deveres da instituição escolar, o mesmo deve estar atento a todas as atividades internas e externas realizadas pela comunidade escolar. Como já citado no texto, também é dever do mesmo apropriar-se dos deveres de cada profissional presente na instituição, assegurar que a qualidade de ensino seja prioridade dos envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
    O que vemos na realidade é uma carga excessiva de tarefas, uma responsabilidade que não lhes corresponde, numa perspectiva de transação de poder e deveres. Em outra visão, há o oposto da última afirmação, a isenção das responsabilidades sobre as práticas pedagógicas.
    Em suma, o Coordenador pedagógico está envolvido desde o planejamento de conteúdos, escolhas de profissionais, metodologias internas, realização de projetos e todas as atividades da instituição, sendo um mediador entre aluno/professor/gestão/ensino/realização.

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  9. Jeilma e Marcio.

    O papel do coordenador pedagógico esta relacionado às praticas pedagógicas, ou seja, às atividades que possam trazer contribuições para garantir que a instituição na qual esteja coordenando venha promover um ambiente propicio a aprendizagem, levando em consideração as opiniões do corpo docente estabelecendo uma relação democrática.
    Contudo não é o que acontece no cotidiano de muitas instituições, pois, na maioria dos casos o coordenador faz o papel do diretor deixando de lado sua função.

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  10. MACIELI SOUZA E MARIA ISABEL

    Entretanto, o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, reflete de maneira como agente articulador, formador e transformador dos sucesso de entidades de ensino de cada individuo. sendo que, esta questão não estar sendo atribuído de maneira correta, ou seja, a educação deve melhorar cada vez mais para que não ocorra que os alunos não obtenha o nível de repetição e evasão seja muito alto. para isto aconteça,o coordenador pedagógico alem de possui uma grande responsabilidade, também oferece condições ao professor para que se a profunde na sua área em coletividade e proposta curriculares, buscar soluções para os problemas que ocorre na realidade dos alunos, que desta forma, possa realizar um trabalho em pró de tornar futuramente alunos críticos perante a sociedade.

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  11. Ludmilla Mariele da silva Nascimento, Sabina Valadão e Taize Kelly Santos Dória.
    O coordenador pedagógico tem a responsabilidade de coordenar todas as atividades da escola, ele precisa ter autonomia para resgatar sua identidade para se conscientizar de suas reais atribuições, assim ele conseguirá realizar um trabalho de qualidade na escola. O coordenador tem na escola uma função articuladora, formadora e transformadora.

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