Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Metodologia Lego

Nas aulas de Robótica, os alunos são estimulados diariamente, aumentando seu potencial criativo, desenvolvendo projetos, habilidades e competências. Em cada aula um tema e uma disciplina são explorados, contextualizando e colocando em prática os assuntos aprendidos em sala de aula.
A Metodologia LEGO, possibilita o desenvolvimento da criatividade, das relações interpessoais, do trabalho em equipe, da ética e cidadania. Nós, professores praticamos ações rotineiras que propiciam aos alunos motivação, memória, raciocínio lógico, linguagem, atenção, percepção, emoção, etc.
O projeto tem por objetivo preparar os alunos para uma nova realidade profissional que valoriza a flexibilidade, a criatividade, a informação, a comunicação, a responsabilidade, o empreendedorismo, a sociabilização e a tecnologia. 


Nossa Belíssima Sala
Resolvem conflitos, montagens, programações e 
desenvolvem habilidades importantes para o mundo competitivo, 
compreendendo assim a função que cada um exerce na equipe.
A cada novo projeto uma qualidade pessoal explorada 
e um novo Conceito Tecnológico compreendido.  
Venham conhecer e fazer parte da nossa TURMA!!!!

 Participação dos alunos, questionamentos, testes e muito mais...


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bom Retorno!!!

Aprendendo a Programar

Volta às aulas, volta aos estudos e ao aprendizado...
Vamos aprender a programação conciliada com o uso dos sensores do Kit de Robótica Educacional da Lego.
Prestem atenção na explicação dos professores, sejam ágeis na montagem e explorem as possibilidades de programação.


Sensor de Toque
1. Programa para alterar a velocidade:
para frente (ilimitado) [potência=50]
esperar por toque (modo: pulsar)
para frente (ilimitado) [potência=100]
esperar por toque (modo: pulsar)
parar

 


NXT + Sensor de toque
2. Tocar um arquivo e andar
tocar um arquivo [laughing 02]
esperar por pressionar
andar 2 rotações
parar




Sensor de Luz
3. Andar até encontrar a cor preta





Sensor Ultrassônico
4. Detectar distância
andar e parar 10 cm antes do objeto
afastar-se 2 rotações



Relatório       


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Parabéns Danielle Souza!

Esta, certamente é a primeira de muitas outras entrevistas... Parabéns!

http://www.blogdatiadanitecnologica.blogspot.com.br/2013/01/minha-entrevista-na-infonet.html
http://www.infonet.com.br/andrepestana/ler.asp?id=138899&pagina=1


Educação e Tecnologia: Uma Aliança Indispensável
A Importância da Educação Tecnológica Para Educação
Entrevista Com a Profa. Danielle de Souza Silva, Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar, Pós-graduanda em Inovações em Práticas Pedagógicas. Educadora que vem se dedicando nos últimos anos ao estudo da educação tecnológica e à aplicabilidade das mídias na educação para o acesso das crianças, jovens e adultos. Uma das suas maiores preocupações é a preparação dos seus alunos para uma vida íntegra e feliz, com garantia da sua fatia no mercado de trabalho.
1.Como iniciou seu contato com as tecnologias na Educação?
R. Iniciei minha paixão pela tecnologia em 2004, quando tive o privilégio de fazer parte de uma equipe em uma instituição de ensino e de lá para cá venho dedicando-me as pesquisas, cursos, projetos relevantes quanto ao uso das novas tecnologias, a utilização destas em sala de aula como ferramenta pedagógica. Essa paixão aumentou à medida que fui percebendo as TICs como um excelente mecanismo para entender a linguagem dos meus alunos, através do qual me aproximo cada vez mais deles, interagindo e buscando novas possibilidades de ensino e aprendizagem.
2.Qual a importância do uso das tecnologias como recurso didático?
R. Sempre ouvi falar que a máquina substituiria o homem, lembro-me quando mais nova e começando a lecionar em 1998, ouvia muito sobre o “temido computador”. Naquela época, os profissionais da educação realmente acreditavam que o computador teria o poder de substituir o potencial humano no processo educacional. Felizmente isso nãoaconteceu, mas, ainda há um distanciamento muito grande dos professores quando o assunto é tecnologia educacional. Acredito muito no potencial e na extrema importância de um educador numa sala de aula e não tenho como falar de novas tecnologias sem a constante formação dos mesmos. Quando refiro-me a novas tecnologias não é somente o computador, até porque todos os recursos que utilizamos em sala são tecnologias. As tecnologias vieram para alavancar a educação em todo o processo, desde o planejamento da aula até a execução da mesma.
3.De acordo com a maturidade dos seus alunos, como você administra os conteúdos?
R. Os conteúdos são divididos por faixa etária, observando o nível de desenvolvimento cognitivo, recursos, programas, atividades e jogos que atendam as necessidades de aprendizado dos alunos. O processo tem uma continuidade e enfatiza o desenvolvimento de algumas competências acerca do manuseio adequado das novas tecnologias. Entretanto, independente do nível de ensino, acredito no poder da leitura, escrita e raciocínio lógico e isso é levado em consideração durante o planejamento dos projetos e eventos.
Na Educação Infantil, conta muito o lúdico e as brincadeiras. Os conteúdos são administrados através do encantamento com histórias infantis, através das quais é possível explorar, por exemplo, o uso correto do computador. Através de ambientes interativos também é possível explorar a interdisciplinaridade com jogos e atividades de acordo com o conteúdo explorado em sala de aula, servindo também, como um complemento do aprendizado.
No Ensino Fundamental, utilizo outra linguagem e postura. Trabalho com mais dinamismo quanto ao uso de recursos online, tais como: sites seguros, mecanismos de busca, blogs, redes sociais e serviços de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos. O objetivo primordial é o desenvolvimento de competências e habilidades através da conscientização social, cultural, ambiental e afetiva. A Robótica Educacional além de atender os itens acima, também oferece a possibilidade de testar mecanismos, pondo em prática os conteúdos vistos na sala de aula convencional.
4.Você utiliza alguma referência para a composição dos seus projetos?
R.Procuro sempre ler e atualizar o meu conhecimento. A pesquisa tem sido uma constante em minha vida. Tudo o que me falam, leio ou assisto, procuro ler mais, ir fundo no assunto. Se encontro relevante acrescento em minha prática ou transponho o conteúdo em publicações em meu Blog (www.blogdatiadanitecnologica.blogspot.com). No desenvolvimento dos projetos, procuro embasamento nos OCNs-Organizações Curriculares Nacionais e os 4 Pilares da Educação, aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
5.Quais as principais características dos projetos educacionais que você desenvolve?
R.A interdisciplinaridade é o ponto alto em meus projetos. Os conteúdos são administrados mediante contextualização para fazer uma ligação do conteúdo visto em sala de aula com o conteúdo proposto sobre os recursos tecnológicos. Nesse parâmetro, o professor assume a postura de mediador, gerenciando o fluxo de informações bem como, a exploração das TICs. Cabe a nós educadores um melhor direcionamento, um novo “olhar”, uma nova metodologia para atraí-los tanto na sala convencional, quanto no laboratório de tecnologia e nos ambientes digitais.
6.Tendo como referência o cenário estadual, como você analisa a aplicação dos recursos tecnológicos na educação?
R. Acredito que estamos na direção certa, em busca de uma Educação de qualidade. Somente a atuação do professor é irrelevante, se faz necessário a adoção de recursos de boa qualidade e principalmente, a constante formação e atualização do profissional. A instituição que investe alto em equipamentos e esquece de valorizar os professores, seja com salário ou uma formação continuada tende a acomodação dos mesmos, o que acarretará no desinteresse dos alunos.



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Boas Festas, meu povo!

Fim de ano, fim de mundo (tomara que não, rsrsrs), muitas conquistas e alegrias. Agora é o momento de renovar as energias para receber 2013 no peito e na força...

A todos vocês amigos, alunos e colegas de trabalho meu sincero voto de Boas Festas e prosperidade nos próximos dias.

Quero também desejar felicidades e prosperidade a minha família sanguínea e adotiva, sim, adotiva, tenho várias mães e irmãos adotivos (sou um homem de sorte).

Que 2013 chegue "pocando" pois nós já o aguardamos cheios de ideias e projetos.


Homenagem especial a minha companheira de trabalho, a Power Ranger Rosa Danielle Souza. 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tendências do Design para comércio eletrônico em 2013




Em 2012, com o mercado de e-commerce aquecido, o design das lojas foi um ponto de atenção para todos. Se compararmos 2012 com 2011, muita coisa mudou na estrutura das lojas, wireframe, layout, checkout… Enfim, é necessário fugir do padrão. O design é um ponto que pode influenciar diretamente na decisão de compra, por isso devemos ficar atentos às novas tendências para 2013.

1. O menos é mais
É nítido que a tendência para os próximos anos é economia de elementos e informação objetiva. Não é fácil desenvolver um site “clean”; muito pelo contrário! Criar a identidade de loja na web com poucos elementos é um desafio para os designers. Portanto, cuidado com layouts que se denominam limpos, mas sem muito conceito, pois eles podem ser vistos com básicos e perderem credibilidade.

2. Atenção aos banners, imagens e vídeo

Os full banners da homepage são os vendedores da sua loja. Aplique o conceito e a identidade da sua marca nessa área, pois é através deles que os usuários visualizam sua loja e constroem a marca na sua mente. Como estão as imagens de sua loja? Lindas e com ótima resolução? Mas e o peso dessa imagem? É comum sites com boas imagens e ótimas resoluções, mas por trás disso existe o tempo de carregamento do seu site que deve ser colocado na balança para se chegar a um equilibrio.
Aos poucos, no Brasil, nossa Internet vem ganhando mais velocidade. Com isso, algumas tecnologias, como vídeo, que antigamente eram inviáveis para o e-commerce, começam a surgir. Tendência em sites de moda e acessórios, os vídeos estão surgindo para demonstrar os produtos e aproximar o consumidor da experiência que o produto/servico proporcionará. Além da venda do produto, sua loja deve oferecer uma boa experiência de compra para o usuário.

3. Facebook

Parece clichê, mas é necessário dar foco e construir sua marca no Facebook. Isto permite uma melhor ligação entre os produtos/serviços e sites, levando possivelmente mais tráfego para o seu site. Disponibilize em sua loja de forma objetiva os botões de curtir/compartilhar, pois você consegue atingir sem custo nenhum outras pessoas.

4. Sites responsivos

Esta é uma tendência que pode ser um grande diferencial para o próximo ano. Temos no mercado milhares de dispositivos com telas e resoluções diferentes, e isso torna o trabalho do designer ainda mais complicado. Como encontrar uma boa interface para um smartphone e ao mesmo tempo para um Imac de 21,5″? O layout responsivos é uma saída – o custo é mais alto, porém você consegue ter a segurança que seu site possui uma boa visualização para todos os ambientes.

5. Processamento de código mais eficiente

Da mesma forma que banners e imagens deixam o site lento, JavaScripts e CSS em excesso também podem comprometer a performance da loja. Procure estudar as limitações da sua plataforma e adaptar a sua necessidade sem comprometer a compra.
Essas são algumas dicas e ideias de qual será o caminho do e-commerce em 2013. Invista no design, pois o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário diferenciar-se.

Felipe Coelho
Designer pela ESPM, é responsável pela criação e análise de layouts, peças publicitárias para mídia online e planejamento de marketing para os clientes da eNext.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

No início...


No início da minha gestão como Coordenador de Educação Tecnológica no Colégio Módulo decidi me apresentar à Equipe de professores com quatro valores éticos que fazem parte da minha personalidade. Depois apresentei as mudanças necessárias para melhorar a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de Informática. 


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Boas Férias!


Queridos Alunos(as)

O ano de 2012 foi de intensas e significativas mudanças que nos fizeram crescer e aprender coisas importantes para a convivência em grupo e o êxito na vida profissional.
Mudanças que nos fizeram amadurecer buscando soluções diante das dificuldades que encontrávamos no decorrer do desenvolvimento dos nossos projetos.
Que 2013 seja ainda melhor em todos os aspectos para todos nós.

Boas Férias e até 2013.

Equipe de Educação Tecnológica


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Estimulando a construção da escrita e ideias nas Aulas de Redação!


Os alunos foram estimulados pela professora Marivalda Teles e eles deram conta do recado...vejam as criações e opiniões!

QUERO MUDAR O MUNDO

QUERO MUDAR O MUNDO,
TRANSFORMAR TUDO
POIS SÉCULOS PASSAM NUM SEGUNDO,
QUERO DAR A VIDA UMA NOVA EMOÇÃO, UM NOVO COLORIDO.

QUERO MUDAR O MUNDO,
CAMINHAR SEM OLHAR PARA TRÁS,
QUERO MUDAR MINHA MENTE,
MUDAR MEU DESTINO.

QUERO MUDAR O MUNDO,
UM NOVO MUNDO A NOSSA FRENTE
NADA VAI FAZÊ-LO PARAR SE VOCÊ PRESERVAR,
CUIDAR E SE RESPONSABILIZAR.

MARIA APARECIDA DICK SANTOS
7º ANO E



MEU PLANETA

MEU PLANETA
MEU PLANETA
QUERO PRESERVÁ-LO
NÃO DESMATÁ-LO

EU SEI O QUE É SUSTENTABILIDADE
MAS NÃO SEI SE O POVO BRASILEIRO SABE
COM PEQUENAS ATITUDES O M UNDO VAI MUDAR
E O POVO VAI SE CONSCIENTIZAR

MEU PLANETA
MINHA CASA
QUERO CUIDAR DE VOCÊ
COMO CUIDO DA MINHA CASA

MEU PLANETA MEU PLANETA
QUERO PRESERVÁ-LO
NÃO DESMATÁ-LO

JARDEL CORREIA DOS SANTOS
7º ANO E



A CASA DA GENTE

EU SONHEI COM A MATA HOJE
ELA DISSE ESTÁ SOFRENDO
E QUE SE NÃO CUIDARMOS DELA
EM POCUO TEMPO ESTARÁ MORRENDO

E A CASA DA GENTE
ESSE GRANDE AMBIENTE
ESTÁ INDO EMBORA
PELA FALTA DE PRESERVAÇÃO

ENTÃO POPULAÇÃO VAMOS
CUIDAR DO MEIO AMBIENTE
FAZER A NOSSA PÇARTE
E AÍ SIM VAMOS SORRIR
POIS TEMOS FORÇA E AMIZADE
PARA O FUTURO CONSTRUIR.

LAISSA SANTANA
7º ANO E

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Visitantes ilustres - Laboratório de Robótica


A Equipe de Educação Tecnológica do Colégio Módulo recebeu no Laboratório de Robótica os ilustres visitantes do 2° Ano. Eles chegaram animados, eufóricos e cheios de perguntas. Desmistificando um pouco o que é Robótica, apresentamos para eles um projeto montado e fizemos uma relação com os dispositivos automatizados domésticos. A montagem preparada para eles foi “mesa de pintura”. Em pequenos grupos, todos testaram o mecanismo. Foi um momento de muita alegria e diversão, confiram nas fotos.

























LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...