Em 2012, com o mercado de e-commerce aquecido, o design das lojas foi um ponto de atenção para todos. Se compararmos 2012 com 2011, muita coisa mudou na estrutura das lojas, wireframe, layout, checkout… Enfim, é necessário fugir do padrão. O design é um ponto que pode influenciar diretamente na decisão de compra, por isso devemos ficar atentos às novas tendências para 2013.
1. O menos é mais
É nítido que a tendência para os próximos anos é economia de elementos e informação objetiva. Não é fácil desenvolver um site “clean”; muito pelo contrário! Criar a identidade de loja na web com poucos elementos é um desafio para os designers. Portanto, cuidado com layouts que se denominam limpos, mas sem muito conceito, pois eles podem ser vistos com básicos e perderem credibilidade.
2. Atenção aos banners, imagens e vídeo
Os full banners da homepage são os vendedores da sua loja. Aplique o conceito e a identidade da sua marca nessa área, pois é através deles que os usuários visualizam sua loja e constroem a marca na sua mente. Como estão as imagens de sua loja? Lindas e com ótima resolução? Mas e o peso dessa imagem? É comum sites com boas imagens e ótimas resoluções, mas por trás disso existe o tempo de carregamento do seu site que deve ser colocado na balança para se chegar a um equilibrio.
Aos poucos, no Brasil, nossa Internet vem ganhando mais velocidade. Com isso, algumas tecnologias, como vídeo, que antigamente eram inviáveis para o e-commerce, começam a surgir. Tendência em sites de moda e acessórios, os vídeos estão surgindo para demonstrar os produtos e aproximar o consumidor da experiência que o produto/servico proporcionará. Além da venda do produto, sua loja deve oferecer uma boa experiência de compra para o usuário.
3. Facebook
Parece clichê, mas é necessário dar foco e construir sua marca no Facebook. Isto permite uma melhor ligação entre os produtos/serviços e sites, levando possivelmente mais tráfego para o seu site. Disponibilize em sua loja de forma objetiva os botões de curtir/compartilhar, pois você consegue atingir sem custo nenhum outras pessoas.
4. Sites responsivos
Esta é uma tendência que pode ser um grande diferencial para o próximo ano. Temos no mercado milhares de dispositivos com telas e resoluções diferentes, e isso torna o trabalho do designer ainda mais complicado. Como encontrar uma boa interface para um smartphone e ao mesmo tempo para um Imac de 21,5″? O layout responsivos é uma saída – o custo é mais alto, porém você consegue ter a segurança que seu site possui uma boa visualização para todos os ambientes.
5. Processamento de código mais eficiente
Da mesma forma que banners e imagens deixam o site lento, JavaScripts e CSS em excesso também podem comprometer a performance da loja. Procure estudar as limitações da sua plataforma e adaptar a sua necessidade sem comprometer a compra.
Essas são algumas dicas e ideias de qual será o caminho do e-commerce em 2013. Invista no design, pois o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário diferenciar-se.
Felipe Coelho
Designer pela ESPM, é responsável pela criação e análise de layouts, peças publicitárias para mídia online e planejamento de marketing para os clientes da eNext.
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