Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Blog como recurso didático

Prof. Wecsley Oliveira
fonte da imagem: http://www.grupoipub.com.br/tag/blog/
Blogs são espaços virtuais de publicação cronológica. Possuem plataformas específicas e são classificados de acordo com os conteúdos publicados. Existem blogs dos mais diversos assuntos, tais como, receitas de culinária, artesanato, Robótica, Física, Astronomia, games, músicas, filmes e tantos outros. Atualmente, possuindo um e-mail, todo e qualquer usuário da Internet pode ser o proprietário de um blog, bastando apenas cadastrar os dados em uma plataforma, sem esquecer de verificar suas regras específicas como idade limite, conteúdo impróprio para menores ou conteúdos que violam as leis de propriedade autoral. 

Uma das possibilidades de exploração do blog como recurso didático de construção do saber é torná-lo um veículo de exploração de composições textuais feitas pelos alunos, tanto individualmente quanto em grupo. Dessa forma, os mais diversos assuntos poderão emergir através de uma proposta bem elaborada e de projetos criativos que estimulem a pesquisa e a escrita.

Por último, há a possibilidade de promover discussão e interação. Após as publicações os alunos devem ser estimulados a conhecerem os conteúdos publicados pelos colegas, deixando registros através de comentários. Dessa forma, é possível criar ambientes digitais de discussão saudável e interação entre alunos, professores e até mesmo os pais, que podem acessar os conteúdos publicados e também registrar a opinião.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Celular na escola, ajuda ou atrapalha?

Os avanços tecnológicos dos meios de comunicação e informação estão modificando alguns comportamentos em nossa sociedade. Na educação, especialistas afirmam que o acesso não é mais o problemas, e sim, o uso educacional. Qual a opinião de vocês quanto ao uso do celular em sala de aula?


domingo, 24 de agosto de 2014

Dia da Infância - 24 de agosto

"Há magia no olhar infantil: vem da maneira 
com que as crianças se movem 
entre mundos reais e mágicos, 
sem perceber a diferença."
Arundhati Roy


Dia da Infância é comemorado no dia 24 de Agosto. O Dia da infância, ao contrário do Dia Mundial da Criança ou o Dia da Criança, tem o propósito de se refletir sobre as condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças vivem no mundo inteiro.
Todas as crianças têm direitos básicos, tais como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Devem também ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência, como está patente na Declaração Universal dos Direitos da Criança.

fonte: http://educamais.com/dia-da-infancia/


Arundhati Roy -Escritora
Suzanna Arundhati Roy é uma escritora, novelista e activista anti-globalização indiana. Foi a primeira pessoa indiana a vencer o Man Booker Prize pela sua primeira novela, O Deus das Pequenas Coisas, em 1997.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Semeando o Bem - resultado da dinâmica com os alunos


Hoje estou simplesmente orgulhoso. Tenho consciência de que a colheita só acontece depois de um período de espera, é preciso esperar a germinação da semente, o crescimento da planta, o fortalecimento das raízes, para somente depois colhermos os frutos desse plantio. A dinâmica “Semeando o Bem” trouxe à tona essa consciência aos meus alunos, através da vivência de etapas que contemplaram desde a identificação de aspectos positivos e negativos na convivência escolar, até o “semear” de atitudes positivas aos colegas.

Estou orgulhoso de mim por ter conduzido essa vivência e muito mais orgulhoso dos meus alunos pelo envolvimento e aprendizado. Foi um momento sublime de partilha que ficará registrado para sempre em meu terreno, sempre germinando e gerando bons frutos.







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Semeando o Bem - Encontro com as diferenças a partir da ressignificação de atitudes de respeito e tolerância

Prof. Wecsley Oliveira


Uma planta precisa de cuidados, precisa ser regada com carinho, precisa do respeito ao período das podas, precisa de calor e luz do sol para crescer seus galhos e fincar profundamente suas raízes.

Assim como uma plantinha, nós seres humanos precisamos de cuidado, carinho e atenção das pessoas com as quais convivemos. Precisamos ser respeitados, e para isso, a melhor forma é manifestar o respeito ao próximo. Precisamos de amigos e familiares para aprendermos a nos comportarmos propagando o bem.

Somos como um jardim, repleto de plantas que representam nossos sentimentos mais íntimos. Cada um de nós tem em sua essência as plantas frágeis, as mais fortes, as ornamentais(decorativas) e até mesmo as ervas daninhas. Geralmente, reservamos nossas plantas mais frágeis para que não sofram com a exposição. Exibimos ostentosamente nossas plantas mais fortes e ornamentais. Já as ervas daninhas, se não tivermos cuidado, crescem descontroladamente, muitas vezes, importunando aos outros com os espinhos.

Na vida social, precisamos ter consciência da necessidade de mantermos níveis civilizados de convivência. Devemos cuidar não apenas do jardim interior, das próprias raízes, mas sim, semear boas maneiras e cuidar do jardim e raízes do vizinho, garantindo a propagação da conivência com respeito e dignidade.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

domingo, 10 de agosto de 2014

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...