Circuito Elétrico Simples
Duração
03 aulas ou mais (a depender dos acontecimentos)
Introdução a conceitos básicos de eletrônica
- Átomo (prótons, nêutrons e elétrons)
- Corrente elétrica
- Tensão
- Circuito em série
- Circuito paralelo
Metodologia
- Contextualização aproximando da realidade cotidiana dos alunos;
- Apresentação do problema a ser solucionado;
- Desenvolvimento das tarefas dos alunos;
- Apresentação do protótipo finalizado.
Objetivos
- Explorar coletânea de imagens com exemplos de onde encontramos os circuitos simples no cotidiano dos alunos;
- Por conta da proximidade com a copa do mundo, utilizar isso como tema do desenvolvimento criativo;
- Os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente para aprimorar seus experimentos. Podem criar estruturas diferentes para sustentação das lâmpadas, motores e baterias;
- Promover a compreensão sobre a composição de circuitos elétricos simples;
- Apresentar resultados em formato de exposição online (blogs e redes sociais);
- Avaliar/mediar o desenvolvimento dos alunos principalmente o trabalho em equipe.
Desafio de conhecimento e criatividade
Luminária Copa 2014
Criar um circuito elétrico para acender uma lâmpada de farol e transformar numa luminária homenageando a Copa 2014;
Desenvolvimento
- Receber o alunos e analisar brevemente a participação e envolvimento deles na proposta anterior (Propulsão);
- Orientar a composição do relatório de desenvolvimento (individual e de equipe ver página específica);
- Contextualizar com coletânea de imagens, explorando o conteúdo “Circuito Elétrico Simples” e Copa 2014;
- Compôr grupos com 3 alunos;
- Expor o desafio “Luminária Copa 2014” mostrando exemplos do trabalho finalizado.
Material necessário
- Lâmpada de farol simples (uma ou mais);
- Interruptor;
- Fio elétrico 2mm;
- Papel sulfite;
- Cola branca;
- Fita adesiva;
- Fita isolante;
- Papelão;
- Bateria de 9v;
- Tesoura;
- Estilete;
- Canetinhas e/ou lápis de cor;
Conclusão
Exposição online do material produzido pelos alunos evidenciando registros fotográficos das luminárias produzidas e os relatórios preenchidos na sala de Robótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário