Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fototropismo-7º Ano 2012

Fototropismo ou fototaxia é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas,com destaque para o girassol; em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva),e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular à direcção desta (fototaxia transversal).
Por exemplo, o fototropismo nas plantas é tal que o caule apresenta reacção positiva, isto é alonga-se em direcção à luz, e a raiz reacção negativa, conduzindo a um crescimento desta em afastamento da fonte luminosa.
Tropismo cujo agentes excitante é a luz. Os caules aproximam-se da fonte luminosa e, portanto, têm fototropismo positivo. Já as raízes curvam-se em direção oposta à fonte luminosa, apresentando fototropismo negativo. Quando se ilumina um caule de maneira unilateral, na face iluminada ocorre foto destruição de parte do AIA ali existente, o que inibe o crescimento naquela região. Com isso, o lado que permanece no escuro cresce mais, determinando s curvatura do caule em direção à fonte luminosa. Nas raízes, ao contrário, a inativação de parte do AIA presente na face iluminada favorece seu crescimento: daí a curvatura desses órgãos em direção oposta à fonte de luz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...