Comportamento social
- Leis: princípios que regem o comportamento social.
- Historicamente
- religião
- política
- Etimologia: A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”
- Ética é considerada ciência na Idade Contemporânea (Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais).
- É relevante para a formação moral, intelectual e teológica dos seres humanos.
- Promove a compreensão do ser inserido na sociedade, ciente das sua responsabilidade enquanto cidadão.
- Abrange perspectiva coletiva, pois é vivenciada em contextos político, social, econômico e educacional
- Orienta a prática da cidadania pois desenvolve a capacidade de relacionar conhecimentos e habilidades.
Educação e ética na sociedade globalizada: enfatiza o pensamento multicultural, advindo da apropriação crítica de conhecimentos, numa relação funcional com as novas tecnologias.
O Educador e a ética: ultrapasse a dimensão moral na direção da postura ética, transformando e refletindo a esperança de uma sociedade solidária e justa.
Recomendação de leitura
PEREIRA, Eliana Alves; SILVA, Elói Lopes da. Educação, Ética e Cidadania: a contribuição da atual instituição escolar. Disponível em: https://goo.gl/emnFGS acessado em: 30/07/2017
Educação, Ética e Cidadania: a contribuição da atual instituição escolar
Eliana Alves Pereira, Elói Lopes da Silva
O presente texto apresenta uma reflexão sobre a contribuição da instituição educacional na formação integral (moral e intelectual) de um indivíduo na sociedade e a problematização da questão da ética na educação, identificando dessa forma se a instituição educacional tem tido êxito no seu desempenho para com a sociedade no que se refere à formação de um cidadão ético. Para isso, faz-se necessária em princípio uma análise conceitual sobre a relação entre ética e educação, a fim de verificar se as práticas pedagógicas adotadas para o ensino nas escolas têm sido pautadas nos princípios da cidadania, para que, dessa forma, o objetivo da educação, que é a construção de cidadãos participativos e conscientes, isto é, indivíduos responsáveis e solidários com a comunidade e autônomos intelectualmente, sejam alcançados de forma significativa.
Palavras-chave: Ética. Educação. Cidadania. Autonomia
Link para artigo completo: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/12
Para aprofundar a leitura
SAVIANI, Dermeval. ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA. disponível em: https://goo.gl/wEP3fc acessado em: 30/07/2017
Para aprofundar a leitura
SAVIANI, Dermeval. ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA. disponível em: https://goo.gl/wEP3fc acessado em: 30/07/2017
Questões norteadoras para registro de comentário.
1. Como a educação pode contribuir para a construção de cidadãos participativos e conscientes dos seus deveres e direitos sociais?
2. Qual necessidade da ética na educação, para a formação integral de um cidadão?
3. A concepção ética de responsabilidade solidária, oportuniza um espaço público democrático?
4. Como percebem o desenvolvimento de capacidades individuais relacionadas às oportunidades em nossa desigual sociedade?
"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter".
Oscar Wilde