Por Luciana Allan
Fonte: http://exame.abril.com.br/blog/crescer-em-rede/professor-tambem-precisa-ser-plugado/fonte: http://tecnologia.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/debate-tecnologia-e-educacao-3/Tecnologia-e-Educa%C3%A7%C3%A3o-5.jpg |
Alunos dos curso de Pedagogia da FISE
Com a incessante adoção nas escolas de arsenais tecnológicos que vêm rapidamente transmutando modelos pedagógicos seculares, vestir a beca de professor se tornou tão desafiador para os que resistem às inevitáveis mudanças quanto empolgante para os defensores da urgência de levar a educação ao encontro das demandas do Século XXI.
O próprio significado da palavra professor já não faz completo sentido, cabendo melhor, acredito, a designação educador, com origem no latim educator – quem alimenta, orienta, prepara, e que também carrega na sua formação o verbo ducare, cujo significado é ‘conduzir para fora’.
Na medida em que surgem novas arquiteturas na construção de salas de aula, demolindo paredes e abrindo janelas para um mundo conectado, mestres e pupilos passam a estabelecer uma nova relação baseada não na transmissão unilateral do saber, mas no compartilhamento de informações e na construção coletiva do conhecimento.
Neste novo cenário, a formação dos docentes clama por um novo olhar em que não adianta apenas ser didático e saber ensinar o currículo específico. Apoiar o desenvolvimento dos estudantes da geração de nativos digitais implica, entre muitos desafios, em conhecer e orientar a como utilizar uma infinidade de recursos digitais que farão parte do futuro cotidiano profissional.
Em geral, a maior reivindicação de pais e dos próprios alunos é para que se façam mais investimentos na modernização das instalações, disponibilizando Internet em alta velocidade, computadores, tablets, softwares e tudo que acreditam ser essencial para uma escola estar devidamente equipada para formar as novas e futuras gerações.
É claro que este é o primeiro passo para começar a transformação. Porém, provavelmente irá se decepcionar quem acreditar que simplesmente instalar nas dependências escolares o que há de mais atual em tecnologia será suficiente para promover uma revolução no ensino.
Mesmo em países onde as tecnologias digitais já estão incorporadas no cotidiano escolar, fica claro que também é fundamental preparar os professores para atuar nesta nova realidade. Nos Estados Unidos, o último National Education Technology Plan revelou que os programas de desenvolvimento de professores ainda estão falhando em treiná-los para usar as ferramentas tecnológicas de forma efetiva.
Apesar de enfatizar a importância de reduzir as ‘diferenças digitais’ entre alunos que têm acesso as novas tecnologias daqueles que não têm, disponibilizando acesso a Internet e equipamentos, o relatório reforça que a prioridade é preparar os docentes para que saibam utilizar os novos recursos como ferramentas pedagógicas eficazes para melhorar o aprendizado.
Mesmo estando ainda muitos passos atrás de países mais desenvolvidos, principalmente pela falta de infraestrutura, nossos professores são favoráveis ao uso das tecnologias digitais na educação. Uma pesquisa recentemente divulgada pela Fundação Lemann indicou que 92% dos docentes brasileiros veem com bons olhos o emprego de materiais didáticos digitais de qualidade e consideram positivo receber formação profissional para aplicá-los em estratégias de ensino e aprendizagem.
A pesquisa TIC Educação 2014, realizada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), também mostrou que somente 37% dos professores de escolas públicas do País, formados no Ensino Superior, tiveram disciplinas ou receberam alguma capacitação de como fazer uso pedagógico das tecnologias, sendo que 67% deles aprenderam a utilizar por conta própria e 57% se matriculando em algum curso.
Um dado positivo da mesma pesquisa é que 96% dos professores já usam tecnologia e recursos obtidos na Internet para preparar suas aulas e atividades, porém apenas 28% deles compartilham estes conteúdos.
O maior desafio não é simplesmente incluir as tecnologias digitais na educação, mas manter-se atualizado com o surgimento todos os dias de novas ferramentas, aplicativos, hardwares e softwares que irão colocar – e já estão colocando – uma pá de cal definitiva no modelo giz, lousa, livros, carteiras enfileiradas e, principalmente, em professores despejando roboticamente conteúdos pré-moldados que os alunos jamais irão empregar e nem mesmo se lembrar na vida profissional.
Não há como negar que nossas escolas precisam muito mais que computadores e banda larga, assim como não há como ignorar o impacto que que elas continuarão trazendo ao processo educacional. Deixar de investir na formação de docentes para que estejam aptos a lecionar utilizando novos recursos pedagógicos certamente não é a decisão mais inteligente. Professor também precisa ser plugado ou será reprovado na Educação 3.0!
Aline e Mirele
ResponderExcluirÉ notório observar que com o avanço da tecnologia os professores tendem a se adequar as novas formas de ensino,interagindo sempre com as vivências e capacidades dos alunos,mas para isso é preciso que passem por um processo de aprendizagem sobre o uso dessas tecnologias que estão em constante mudança para que seu ensino seja feito de forma eficiente e que atinga os objetivos propostos.
Alunas: Amanda Oliveira e Maria das Graças.
ResponderExcluirPedagogia 3º Período
Fise
É um ótimo recurso para ser utilizado em sala de aula, pois a mesma fica mais dinâmica e interativa, sem falar que foge do tradicionalismo. Apesar de alguns professores não saberem utilizar.
Tem também a questão da população da zona rural que nem sempre recebem todos esses recursos tecnológicos.
É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente?
aluno solitário: Iagor souza de santana
ResponderExcluirAtualmente esta cada vez mais comum o uso das novas tecnologias na sala de aula seja o computador,o celular,o tablete juntamente com o uso de redes sociais ou de pesquisas na internet ou seja, a forma de busca e transmissão do saber e informação esta atualizada e os jovens alunos nativos-digitais fazem uso dessas ferramentas modernas e cabe ao educador esta sempre atualizado para acompanha as novidades e assim poder interagir de forma eficiente com essa geração de nativos-digitais.
Naturalmente as escolas precisão estar atualizadas não proibido o uso das novas tecnologias mas orientando o seu uso de foma positiva para o aprendizado do aluno. Através dos professores como mediadores trazendo atividades que usem essas tecnologias ou usando as redes sociais para transmissão de conhecimento sendo que os próprios alunos passariam essa conhecimento encontrado através de pesquisas.
Anaceli Fonseca e Isabel Maria
ResponderExcluirDurante muito tempo o conhecimento esteve concentrado nos centros acadêmicos e nos profissionais da educação que o passava através de uma educação bancária. O papel do professor vem se modificando ao longo dos anos, o que implica assumir uma nova postura, a de mediador. E para que isso aconteça, ele precisa se adequar a este novo mundo que está em constante evolução através de capacitações.
Além disso, essas mudanças não dependem somente do professor e sim de todos os segmentos da escola e do compromisso do governo de investir e dar suporte a essa educação que está sendo introduzida.
Olga e Orlaneide.
ResponderExcluirDiante das novas tecnologias, o professor precisa estar apto para interagir com os alunos em sala de aula, pois a maioria dos alunos já veem com uma grande bagagem tendo conhecimento devido a disponibilidade de acesso.
O papel do professor não é somente saber passar o ensino curricular especifico, mas também, mediar o aluno para influenciar no aprimoramento do seu conhecimento, facilitando assim, o entrosamento do aluno com o professor.
Alunas: Erica De Oliveira e Maria Jaqueline Dos Santos
ResponderExcluirAo longo dos anos o ambiente escolar, vem se modificando e com isso os métodos tradicionais usados em sala de aula, tais como mera repetição de conteúdos, quadro giz e livros não esta mais de acordo com a atualidade, pois nos dias de hoje a tecnologia esta muito presente na sociedade e de forma mais forte ainda na escola. Por esses fatores a escola e o corpo docente precisa estar preparado para saber utilizar essas novas tecnologias, porem se encontra inúmeras dificuldade no caminhos que impossibilita o acesso do aluno ao uso dos mesmos, na maioria das vezes a escola tem uma estrutura como os recursos tecnológicos necessários, mas não tem profissionais qualificados para utilizar essas ferramentas de maneira que utilize os recursos didáticos necessários.
O professor precisa estar disposto a trabalhar como mediador ou seja é estar com a mente aberta para absorver o conhecimento prévio do aluno, visto que eles já estão inseridos no mundo tecnológico, e esta sempre se atualizando, pois a todo momento o tecnologia se modifica.
Ronne e Elizangela.
ResponderExcluirO professor atualmente tem que estar sempre se atualizando, pois, o ensino precisa de novos caminhos novas metodologias, para que possa facilitar no ensino-aprendizado dos alunos. Para que esse novo modelo tecnológicos as TIC, venha trazer benefícios para escola, ela deve estar estruturada com ferramentas para que os alunos possam utiliza-las. Enfim, o professor não é o centro do conhecimento ele aprende também com seus alunos, há então, uma troca de conhecimentos, os docentes aprendem com seus alunos buscando novos conhecimentos que lhe serviram de aprendizado em sua vida profissional.
Josefa Larissa e Maria Luciana
ResponderExcluirA introdução das novas tecnologias no setor educacional traz mudanças significativas como na função do professor que deixa de ser o dono do saber e passa a ser um educador que compartilha conhecimentos com os alunos que buscam informações por meio de recursos tecnológicos disponibilizados pela escola.
O maior desafio da educação não é simplesmente incluir as tecnologias digitais, mas, ter uma estrutura adequada e manter-se atualizada diariamente.Para atingir o êxito escolar é essencial que o educador esteja em contínua formação e os alunos tenham interesse e interajam.
Tânia Santos, Joézila Dórea.
ResponderExcluirA tecnologia vem ganhando espaço nas instituições de ensino, onde o professor tem o papel importante nessa evolução, ele passa a ser um mediador, deixando de lado a ideia de que o professor é o dono do saber. Sabemos que também há uma grande resistência de muitos educadores, pois tem a preocupação de que haverá a dependência dos TICs tirando a essência das disciplinas, permitindo que o aluno não queira pensar achando tudo pronto. entretanto, é necessário que haja uma preparação maior, tanto dos profissionais como das instituições para atender as necessidades dos alunos. Garantindo assim um melhor aprendizado.
Tainara Ribeiro e Maria Lucielma
ResponderExcluirAs TIC estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social.Na educação é necessário que haja a capacitação dos professores,para que o uso dessas tecnologias faça com que os alunos tenham maior desenvolvimento em suas ações.
Entretanto vale ressaltar que o aluno é um ser curioso e portanto possui um saber construído sobre como utilizar a tecnologia, e juntamente com o professor irão desenvolver uma construção coletiva do conhecimento .
Anaceli Fonseca e Isabel Maria
ResponderExcluirO papel do professor vem se modificando ao longo dos anos. Antigamente o conhecimento estava atrelado apenas aos professores e às instituições acadêmicas,que o passava através da educação bancária. Atualmente, o conhecimento pode ser adquirido de forma autônoma, devido às diversas possibilidades que as tecnologias permitem as pessoas. É de fundamental importância que os professores adotem uma nova postura , a de mediador. Além disso, se faz necessário a adequação dos mesmos á este mundo que está em constante evolução, através das capacitações. Porém, essas transformações não dependem somente do professor, e sim de todos os segmentos da escola,e que o governo tenha comprometimento com essas mudanças, apoiando, orientando e dando o suporte necessario aos profissionais da educação , tendo em vista um ensino de melhor qualidade.