Páginas

quarta-feira, 15 de março de 2017

Tecnologias Educacionais (turma 2017.1) - Uma discussão entre os discentes do Curso de Pedagogia das Fise.

O advento das tecnologias digitais de comunicação e informação vem alterando padrões de comportamentos em diversos aspectos da nossa sociedade. Considerando os pilares da educação (aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser), como percebem a necessidade da escola diante desta evolução?

As novas formas de conduta social, advindas da evolução dos meios tecnológicos de informação e comunicação (TICs) trazem à tona novos paradigmas para o processo de ensino-aprendizagem. Como essas mudanças podem favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o indivíduo da sociedade moderna? É possível valorizar a autonomia do educando sem deixar de contemplar ambientes colaborativos de aprendizagem?




7 comentários:

  1. Anaceli Fonseca
    Isabel Maria

    A escola precisa se apropriar das novas tecnologias de modo que os professores possam aprender a aprender, isto é, queiram conhecer e aprender a utilizar as tecnologias da informação e comunicação a favor da educação para que possam dar suporte aos seus alunos.
    E esses professores devem aprender a utilizar essas ferramentas ainda na graduação.
    Isso implica também aprender a fazer, uma vez que se apropriando dessa tecnologia, o docente utilizará em sala de aula. A partir do momento que o discente entre em contato com essas tecnologias e passa a utilizá-la de forma orientada e consciente, eles aprendem a conviver, interagir socialmente e a ser um cidadão crítico, apropriando-se desse novo mundo.
    Com o advento das TIC's, o indivíduo é favorecido com competências e habilidades como conhecer e aprender a fazer novas práticas como passar um e-mail , utilizar as ferramentas do Word, não só isso, mas também para ser um educando mais autônomo e crítico.

    ResponderExcluir
  2. Josefa Larissa, Maria Luciana, Orlaneide.

    A tecnologia tornou-se uma das principais parceiras das instituições, que precisam adaptar-se à realidade dos alunos que vivem na sociedade diante de inúmeras informações que são obtidas através da internet. Este fato propõe uma exigência maior em relação aos conhecimentos dos docentes para que possam atingir as necessidades dos alunos, que devido aos vários avanços da tecnologia estão cada vez mais cientes dos acontecimentos globais.
    A tecnologia também facilitou bastante a vida dos alunos, pois eles têm acesso a informações sem a necessidade de se locomover de sua casa. Com isso, aumenta cada vez mais o número de pessoas que se especializam por meio de EAD, isso está acontecendo porque as instituições estão facilitando o ensino para que todos tenham acesso, contribuindo assim para que mais profissionais sejam inseridos no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente e competitivo.

    ResponderExcluir
  3. Roni
    Iagor
    A escola deve estar apta a educar o aluno diante das novas tecnologias deve estar preparada para demostra a forma correta do uso das novas tecnologias no ambiente social diante desses novos modelos a escola deve adotar uma opinião mais flexível diante do uso de aparelhos tecnológicos nas aulas.
    O uso desses aparelhos tecnológicos pode criar novos ambientes colaborativos de aprendizagem onde os alunos podem discutir e trocar informações e opiniões fora do âmbito escolar. Enfim o ponto principal do ensino utilizando as novas tecnologias e redefinir o papel do professor.

    ResponderExcluir
  4. Elle dos Santos , Maria Lucielma ,Tainara Ribeiro

    As tecnologias,vilã ou amiga da educação?
    Atualmente a tecnologia oferece grandes vantagens que auxiliam no desenvolvimento da educação.Porém,existe instituições que não reconhecem os benefícios que ela oferece,visando somente a desvantagem,por não saberem qual o meio correto de ser utilizado. Por exemplo,existem escolas que proíbem o uso dos celulares em sala de aula,não sabendo que ela é e sempre será uma ferramenta para o aprendizado,mas,para isso é necessário que o sistema educacional possibilite dos professores desde a graduação,até a formação continuada.Entretanto , cabe ao professor ser inquieto o suficiente diante da busca pelo conhecimento,para assim,oferecer aos seus alunos um caminho de possibilidades na busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. As dificuldades das instituições escolares em utilizar a tecnologia educacional

    O ambiente escolar não se encontra totalmente adaptado para fazer uso adequado das tecnologias, pois em seu caminho enfrenta barreiras, como a falta de qualificação dos docente desde sua graduação a sua formação continuada. Alguns professores não estão preparados para utilizar as tecnologias dentro da sala de aula, fazendo com que a tecnologia seja, vista como inimiga da educação. De acordo com Vidal (2002, p. 55 apud MELO, 2012, p.100) muitos professores do ensino superior têm uma preparação pedagógica deficiente:
    [...] é sabido que muitos professores universitários tiveram pouca ou nenhuma preparação didático-pedagógica. Nem parece ser um item tão importante assim, pois, ao se contratarem professores para o ensino superior, exigem-se títulos, certificados de experiência, mas nenhuma comprovação de bom desempenho didático em sala de aula.
    Outro fator é a falta dos equipamentos que muitas escolas não possui, em alguns casos por falta de recursos financeiros e estruturas inadequadas, falta de internet e computadores para os alunos. Por tanto os professores deveriam se qualificar de forma adequada e também perder o receio de utilizar as tecnologias em sala de aula. E as escolas deveriam se preparar para implantar esses recursos tecnológicos dentro do ambiente escolar, visto que a era digital está presente na sociedade, cabe as instituições de ensino usar e saber utilizar, essas ferramentas a favor da educação.

    Alunas: Amanda e Maria Jaqueline. 3° período de Pedagogia.
    Disciplina: Tecnologia Educacional
    FISE / Tobias Barreto.

    Referências:
    http://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/710/1007

    ResponderExcluir
  6. Erica de Oliveira
    Mirele Alves dos Santos

    A Educação e muito importante para a sociedade, pois e ela que ira passar os valores essenciais para o seu crescimento, alem disso ela ajuda as pessoas a se tornarem cidadãos com mais conhecimento e saberes como ler, escrever entre outros. Nos dias atuais a educação vem sendo muito deixada de lado, a uma grande desvalorização,tanto na estrutura como também na falta de reconhecimento dos profissionais que atuam nessa área. Mas também ocorreram varias mudanças nas metodologias utilizadas, como as tecnologias de informação e comunicação que ajudam muito e podem ser usada de forma positiva a educação se for utilizada da maneira correta.

    ResponderExcluir
  7. É notório que os professores tendem a se adequar as novas tecnologias, uma vez que é parte do cotidiano de todos na sociedade moderna, seja na escola, em casa, no trabalho ,ou seja, convivemos com a tecnologia a todo instante, pois esta tem facilitado bastante a vida das pessoas . Porém ,a falta de estrutura nas escolas ,dos gestores e até mesmo dos professores tem dificultado o acesso das novas tecnologias dentro das instituições de ensino.

    Aluna:Aline e Olga
    3 Periodo Pedagogia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...