As intencionalidades da Mídia a propositadas pela educação
A mídia educação ou educação na mídia, vem se tornando hoje um dos grandes desafios na sociedade, seja no ambiente familiar como no meio social, ela tem" objetivos amplos relacionados a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação", (p. 47).
A televisão tornou se uma das ferramenta mais utilizada pelos brasileiros sendo um meio de comunicação e informação de grande amplitude, sendo acessível não só ao ser adulto como o ser criança.Assim como essa ferramenta pode democratizar, mediatizar, unificar ela também pode tornar se um perigo na construção da socialização entre a criança e seu meio, alienando nas suas reflexões e críticas. A autora ressalta que todos esses fatores de assimilação vai depender exclusivamente da criança e como ela enxerga tais conteúdos .
“Os
jovens, em sua maioria, consideram que aprenderam algo importante e
sério pela televisão. Para eles, a telinha tem uma grande legitimidade,
como fonte do saber, semelhante à da escola. É portanto, reconhecida
como ator importante pelos próprios sujeitos desse complexo processo de
socialização.” P. 31
A ética e estética nas mídias principalmente nos filmes e programas televisivos buscam nos meios pedagógicos maneiras de atrair o público infantil e de outras faixa etária segundo a autora "é ilusório pensar que a mídia triunfante e poderosa irá renunciar a seu poder e se adaptar aos objetivos da escola" (p.44) ao contrário cabe as instituições apropriar se dessas mídias para favorecer suas praticas pedagógicas,mostrando o outra lado das Tics. E vocês acham que as mídias podem mesmo modificar a visão sobre esses mundo tão globalizado e capitalista?
REFERENCIA:
BELLONI, Maria Luiza.Mídia- Educação:ética e estética.In :__ O que é mídia- educação.3ed. rev. Campinas, SP:Autores Associados, 2009. Cap 3, p 31 -48
( Discentes: Diana Soares, Geisy Emilly, Ilmara Santos, Katiele Araújo, Marcio Alves, Patricia Dias,Silmara Alves, Vilani Matos)
sim. Sendo que os meios de comunicação estão cada vez mais latentes em nosso cotidiano, não ha como negar o poder de influência que eles tem na formação psicológica e social, principalmente das crianças que estão em fase de desenvolvimento dos seus sentidos.Mas ha de se ter uma atenção e cuidado redobrado da parte das instituições que as cercam: (família e escola).Para que os mesmos não quebrem o elo que devem ter com o seu meio tornando as informações recebidas como dominadoras da sua mente.
ResponderExcluirDOMINAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NÃO SER DOMINADOS POR ELE.
comentário feito por:
Amanda
Gleise
Jeane
Jeilma
José Veridiano
Ludmilla
Sabina
Taize
Taynara
Vaneilza
Isso ai pessoal, mas o maior problema é quem nem todos tem essa concepção deixando se dominar e esquivar de qualquer responsabilidade.
ExcluirCabe a nos estarmos atentos a toda e qualquer influencia das Tics sobre nossos filhos, somos os únicos que podemos fazer a diferença ( família um elo irrefutável)
Paty
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir