Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pós-graduação, concluindo módulo “Inclusão Escolar e Inovação”

Wecsley Oliveira e Professora Néclea Dantas

No segundo semestre de 2012 iniciei o curso de pós-graduação na FAMA. A cada módulo uma novidade sempre com muito aprendizado. Entretanto, o fato de não ter a formação acadêmica em Educação gerou em mim um pequeno incômodo, perceber as diferenças e similaridades entre a linguagem dos pedagogos e dos designers está sendo muito desafiador. Não só a linguagem como também a forma de planejar e perceber o mundo em volta.

Mesmo tendo aprendizado, ficava a sensação de não está assimilando como a maioria dos colegas. Então, quando eu já estava preparando o juízo para mais uma maratona de esforço em compreender o conteúdo apresentado, vem Profª. Néclea falando um idioma muito familiar, a linguagem da arte. A oficina “Entre ações e realizações, o que está em minhas mãos?” foi o ponto crucial, me fez analisar minhas práticas e também meu comportamento. Compreendi que devo fazer a minha parte independente do reconhecimento dos superiores da escola, é o meu dever enquanto educador. Avaliei também o meu envolvimento no processo da oficina, primeiro observando, sentando afastado e um tanto arisco, e depois bem concentrado e tranquilo enquanto transformava com significados e tintas um velho CD.

Aprendi que a Inclusão, por enquanto, tem sido aplicada como um mero faz de contas. Na verdade, o que é praticado é a integração do aluno. Ainda falta muito para haver a inclusão, desde a preparação dos professores à conscientização das mudanças necessárias por parte dos dirigentes das escolas. A inclusão não oferece receita pronta com os procedimentos a serem seguidos, requer mais envolvimento humano, mais sensibilidade em perceber as necessidades dos alunos e supri-las de forma a favorecer o grupo e não somente o portador da necessidade especial.

É um mundo que se abra a cada módulo e que eu estou gostando de transitar, Obrigado professora Néclea pela condução no passeio pela “Inclusão Escolar e Inovação”.










Professores do Colégio Módulo inovam criando o Clube de Robótica



Os professores de Robótica do Colégio Módulo inovam mais uma vez criando o “Clube de Robótica Módulo – CROM”. O clube será composto por alunos que foram selecionados de acordo com o interesse pela tecnologia educacional (Robótica), bem como a frequência e o desenvolvimento nas disciplinas curriculares.

O objetivo principal é formar equipes e treiná-las para a participação em eventos externos como o FLL e a OBR, partindo do estímulo à criatividade através das montagens dos protótipos, desenvolvimento de atividades coletivas, pesquisas e produção textual. Participarão do clube os alunos dos 6° ao 9° ano, eles terão um encontro quinzenal em horário inverso às aulas curriculares.

Segundo a professora Danielle, “é uma grande oportunidade para os alunos aprofundarem o conhecimento no que diz respeito às tecnologias educacionais, bem como a melhora no foco quanto à preparação para campeonatos e torneios”. Já o professor Jonathas afirma que “o trabalho com foco na lógica de programação ajudará a desenvolver o senso criativo fazendo com que os alunos tenham mais habilidade na tomada de decisões”.

O conteúdo preparado pelos professores será baseado em um tema norteador escolhido com a participação dos alunos e seguirá um método com quatro etapas, pesquisa, definição de problema, prototipação e avaliação. Durante o processo os alunos deverão efetuar registros tanto das montagens quanto das programações.

No dia 11 de junho iremos apresentar a proposta aos alunos selecionados, será a aula inaugural. No segundo semestre, em encontros quinzenais, iremos iniciar os trabalhos efetivos do CROM – Clube de Robótica Módulo.


Fiquem atentos que muitas novidades virão com o essa galerinha esperta, confiram os alunos selecionados:

Nome
Série/turma
Airton Lima Batalha FIlho
7° B
Arthur Xavier Oliveira de Andrade
6° C
Beatriz de Azevêdo Souza
8° A
Caio Felipe
6° A
Efraim Santos Rocha
6° E
Enzo Tavares de jesus trindade
6° A
Fabrício Antônio Arimateia Freitas Rosa
9° B
Geraldo de Mendonça Moreira Silva Júnior
8° C
Giovanna Sebastiani de Almeida
8° C
Glauber Quintela Barbosa
8° C
Guilherme Bernardo Oliveira
6° B
Gustavo Barbosa
8° E
Jardel Victor Ferreira Andrade
6° C
João Pedro da Graça Sá
6° A
Leandro Cavalcante
6° B
Leonardo Augusto Xavier Alves Nunes
6° A
Leonardo Machado Costa
6° B
Letícia Vitória Vieira de Carvalho
7° D
Levy de Santana e Silva
6° A
Lucas Lima Gregório
6° A
Luís Felipe Vieira de Azevedo
9° C
Maria Clara Leite dos Santos.
8° A
Matheus Santana de Oliveira
6° A
Maurício Kolming De Souza
8° C
Milena Yanne
8° A
Pablo Freitas
9° C
Paulo Henrique Silva de Araújo
8° C
Paulo Sérgio Guedes Porfírio
7° D
Rafael Souza Miranda
6° E
Rodrigo Gomes Resende
8° E
Valdir Silva Messias Júnior
9° C
Victoria Cavalcanti de Souza
8° B
Vitor Amorim Machado
9° C
Walmir Junior Dias Novaes
7° C

terça-feira, 4 de junho de 2013

Eu Vi - Prof. Udilson Soares

Fui aluno do ilustríssimo Prof. Udilson Soares quando estudava o segundo grau, atual ensino médio, no Colegio Dr. Milton Dortas. Foi apenas um ano letivo repleto de instantes inesquecíveis. A maior surpresa foi perceber que além de toda a maestria que lhe é peculiar, este homem é extremamente bem humorado. Antes da proximidade nas aulas eu o imaginava sisudo, meio ranzinza... Dentre as célebres lembranças que guardo na minha limitada cachola de aprendiz paira um dos seus comentários sobre a música brasileira: "os brasileiros estão ouvindo música com a bunda". (risos)

A música, atualmente, habita um cenário similar a uma área de garimpo. Quem souber e tiver paciência para garimpar, acabará encontrando pepitas com muitos quilates de valor cultural.

Caríssimos garimpeiros cibernéticos, compartilho a arte do Prof. Udilson Soares.


EU VI, poema de Udilson Soares Ribeiro
Música: Lupércio Damasceno
Interpretação: Rosa Mottin (voz) e Adenildo (violão)
Simão Dias-SE

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...