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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO DIDÁTICO

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Momento de leitura

Vários recursos que utilizamos corriqueiramente foram projetados pelas forças armadas e só depois passaram a ser utilizados pela massa. Foi assim com o computador, com proporções gigantescas foi desenvolvido para fazer cálculos com a maior precisão possível e assim potencializar, por exemplo, o estrategismo e a logística em guerras. Anteriormente a esse processo, foram criados outros recursos de calcular, tais como: ábaco, régua de cálculo e máquina de pascal.

Atualmente, o computador está em todos os lugares, e suas funções vão muito mais além do que simplesmente fazer cálculos. Inúmeras são as funções que um aparelho portátil pode executar e toda essa conversão de recursos está cada vez mais modificando os hábitos e comportamentos da sociedade. Sancho afirma que:

[...] a tecnologia constitui um novo tipo de sistema cultural que reestrutura o mundo social e ao escolhermos as nossas tecnologias nos tornamos o que somos e desta forma fazemos uma configuração do nosso futuro (SANCHO; 1998, p. 33).

Essa convergência digital, atrelada a facilidade de ter acesso a esse aparato vem provocando uma reorganização de padrões comportamentais e sociais. Sancho (1998), diz que “a interação do indivíduo com as tecnologias tem transformado profundamente o mundo e o próprio indivíduo”. Fazer compras, assistir um filme no cinema e até mesmo “trabalhar” são tarefas que se modificaram bastante com o advento das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, Niskier afirma que:

O advento das tecnologias ao longo do tempo promove a reorganização de padrões, o que acarreta numa evolução constante, onde o agente principal ainda é o homem e não a máquina. O domínio destas tecnologias é uma busca humana de longa data que tende a superação por conta da evolução dos resultados alcançados com as pesquisas e estudos relacionados ao desenvolvimento e aprimoramento das novas tecnologias. A informática, hoje, tem uma participação muito grande em diversos ramos da atividade humana. Mais que isso, ela é indispensável nas áreas em que é introduzida (NISKIER; 1993, p.99).

As crianças que nascem com todo esse excesso de fluxo de informação já possuem uma familiarização nata com a diversidade de aparelhos que encontramos no nosso dia-a-dia. Com a escola não deve ser diferente, para oferecer um conteúdo coerente e atrativo aos alunos, ela devem atentar para a exploração dos aparelhos tecnológicos como recursos didáticos.

Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no Exterior (Carraher, 1996; Carraher & Schliemann, 1992; Valentin, 1995; Spauding & Lake, 1992; Santarosa, 1995; dentre outros) informam que escolas que utilizam computadores no processo de ensino-aprendizagem apresentam melhorias nas condições de estruturação do pensamento do aluno com dificuldades de aprendizagem, compreensão e retenção. Colaboram, também, para melhor aprendizagem de conceitos matemáticos já que o computador pode constituir-se num bom gerenciador de atividades intelectuais, desenvolver a compreensão de conceitos matemáticos, promover o texto simbólico capaz de desenvolver o raciocínio sobre idéias matemáticas abstratas, além de tornar a criança mais consciente dos componentes superiores do processo de escrita (Moraes, 1998, p.13).


A todo instante estamos sendo bombardeados por propagandas impressas, anúncios de televisão, músicas e outros. No âmbito digital não é diferente, a internet é um portal para a era do excesso de informação, ao abrir um site, além do conteúdo que estamos buscando, também encontramos banners com animações e sons que vez ou outra acabam chamando nossa atenção.

Nossas crianças estão crescendo nesta realidade e precisam aprender desde cedo a selecionar o conteúdo que devem aprender. Esta seleção é decorrente de estímulos, a exemplo: uma criança que é direcionada a utilizar o computador somente como fonte recreativa relutará em perceber nele um recurso que a auxilie em seu aprendizado, em decorrência disso temos os tão famosos “CTRL+C, CTRL+V”.

As crianças precisam ser estimuladas a perceberem desde cedo que o computador pode e deve ser utilizado no contexto escolar como uma ferramenta pedagógica que as auxiliem no desenvolvimento de habilidades e as condicionem à busca pelo conhecimento. Este estímulo deve ser feito com coerência a partir das séries inicias, ou seja, na alfabetização.

Por volta dos quatro anos de idade, algumas crianças têm um mecanismo de repetição que leva em consideração “tentativa e erro”, assim sendo, elas, que mal sabem ler, conseguem muitas vezes navegar em sites, claro que o conteúdo destes é recreativo. Logicamente isto se dá por conta do interesse natural dos pequenos pelo computador.

A proposta do uso coerente do computador como recurso didático deve partir da apropriação do interesse nato dos pequenos pelo uso da máquina acrescido de um projeto que evidencie as necessidades de aprendizado e resulte em atividades dinâmicas e atrativas às crianças.


Wecsley Oliveira


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