Momento de leitura
Vários recursos que utilizamos
corriqueiramente foram projetados pelas forças armadas e só depois passaram a
ser utilizados pela massa. Foi assim com o computador, com proporções
gigantescas foi desenvolvido para fazer cálculos com a maior precisão possível
e assim potencializar, por exemplo, o estrategismo e a logística em guerras.
Anteriormente a esse processo, foram criados outros recursos de calcular, tais
como: ábaco, régua de cálculo e máquina de pascal.
Atualmente, o computador está em todos
os lugares, e suas funções vão muito mais além do que simplesmente fazer
cálculos. Inúmeras são as funções que um aparelho portátil pode executar e toda
essa conversão de recursos está cada vez mais modificando os hábitos e
comportamentos da sociedade. Sancho afirma que:
[...]
a tecnologia constitui um novo tipo de sistema cultural que reestrutura o mundo
social e ao escolhermos as nossas tecnologias nos tornamos o que somos e desta
forma fazemos uma configuração do nosso futuro (SANCHO; 1998, p. 33).
Essa convergência digital, atrelada a
facilidade de ter acesso a esse aparato vem provocando uma reorganização de
padrões comportamentais e sociais. Sancho (1998), diz que “a interação do
indivíduo com as tecnologias tem transformado profundamente o mundo e o próprio
indivíduo”. Fazer compras, assistir um filme no cinema e até mesmo “trabalhar”
são tarefas que se modificaram bastante com o advento das tecnologias de
informação e comunicação. Nesse sentido, Niskier afirma que:
O
advento das tecnologias ao longo do tempo promove a reorganização de padrões, o
que acarreta numa evolução constante, onde o agente principal ainda é o homem e
não a máquina. O domínio destas tecnologias é uma busca humana de longa data
que tende a superação por conta da evolução dos resultados alcançados com as
pesquisas e estudos relacionados ao desenvolvimento e aprimoramento das novas
tecnologias. A informática, hoje, tem uma participação muito grande em diversos
ramos da atividade humana. Mais que isso, ela é indispensável nas áreas em que
é introduzida (NISKIER; 1993, p.99).
As crianças que nascem com todo esse
excesso de fluxo de informação já possuem uma familiarização nata com a
diversidade de aparelhos que encontramos no nosso dia-a-dia. Com a escola não
deve ser diferente, para oferecer um conteúdo coerente e atrativo aos alunos, ela
devem atentar para a exploração dos aparelhos tecnológicos como recursos
didáticos.
Pesquisas
desenvolvidas no Brasil e no Exterior (Carraher, 1996; Carraher &
Schliemann, 1992; Valentin, 1995; Spauding & Lake, 1992; Santarosa, 1995;
dentre outros) informam que escolas que utilizam computadores no processo de
ensino-aprendizagem apresentam melhorias nas condições de estruturação do
pensamento do aluno com dificuldades de aprendizagem, compreensão e retenção.
Colaboram, também, para melhor aprendizagem de conceitos matemáticos já que o
computador pode constituir-se num bom gerenciador de atividades intelectuais,
desenvolver a compreensão de conceitos matemáticos, promover o texto simbólico
capaz de desenvolver o raciocínio sobre idéias matemáticas abstratas, além de
tornar a criança mais consciente dos componentes superiores do processo de
escrita” (Moraes, 1998, p.13).
A todo instante estamos sendo bombardeados
por propagandas impressas, anúncios de televisão, músicas e outros. No âmbito
digital não é diferente, a internet é um portal para a era do excesso de
informação, ao abrir um site, além do conteúdo que estamos buscando, também
encontramos banners com animações e sons que vez ou outra acabam chamando nossa
atenção.
Nossas crianças estão crescendo nesta
realidade e precisam aprender desde cedo a selecionar o conteúdo que devem
aprender. Esta seleção é decorrente de estímulos, a exemplo: uma criança que é
direcionada a utilizar o computador somente como fonte recreativa relutará em
perceber nele um recurso que a auxilie em seu aprendizado, em decorrência disso
temos os tão famosos “CTRL+C, CTRL+V”.
As crianças precisam ser estimuladas a
perceberem desde cedo que o computador pode e deve ser utilizado no contexto
escolar como uma ferramenta pedagógica que as auxiliem no desenvolvimento de
habilidades e as condicionem à busca pelo conhecimento. Este estímulo deve ser
feito com coerência a partir das séries inicias, ou seja, na alfabetização.
Por volta dos quatro anos de idade,
algumas crianças têm um mecanismo de repetição que leva em consideração
“tentativa e erro”, assim sendo, elas, que mal sabem ler, conseguem muitas
vezes navegar em sites, claro que o conteúdo destes é recreativo. Logicamente
isto se dá por conta do interesse natural dos pequenos pelo computador.
A proposta do uso coerente do
computador como recurso didático deve partir da apropriação do interesse nato
dos pequenos pelo uso da máquina acrescido de um projeto que evidencie as
necessidades de aprendizado e resulte em atividades dinâmicas e atrativas às
crianças.
Wecsley Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário