Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Asas do conhecimento voando longe

"Eu sou importante para Deus da mesma maneira que são as borboletas"
frase do aluno no trabalho de arte

A Oficina "Asas do Conhecimento" foi além das minhas expectativas. As asas do conhecimento alçaram vôos que foram além das dependências das Fises. Minhas alunas Kátia Cilene, Luzemilca e Diana gostaram tanto do resultado que resolveram aplicar com seus alunos.

Logo que a exposição foi constituída pude observar os olhares contemplativos das pessoas que passavam e paravam para ler as mensagens que foram escritas. Para minha surpresa, uma semana depois do material exposto, ele ainda estava lá, intacto, e olhe que durante o dia no prédio funciona uma escola para crianças.

Mas certamente a melhor surpresa dessa oficina está sendo o rompimento das barreiras da instituição. Kátia Cilene aplicou lindamente os procedimentos de composição dos móbiles com seus alunos e me emocionou ao afirmar que um dos alunos, portador de necessidades especiais, participou efetivamente de todos os procedimentos e no final foi aplaudido de pé pelos colegas. Nossa, só de imaginar a satisfação desse menino sendo aplaudido fico emocionado. "Eu sou importante para Deus da mesma maneira que são as borboletas" afirmou o aluno especial na mensagem que eles escreveram no móbile.

Sempre tive e tenho muitas dúvidas em minha vida, a única certeza além da morte é o meu amor pelas artes, sejam elas visuais, sonoras, sensoriais... e ver essa arte tão presente em mim e construída a muitas mãos, motivando e valorizando a autoestima de outras pessoas de alguma forma, também me faz sentir bem...

Ainda não tenho os registros de Luzemilca e Diana, mas as fotos feitas por Kátia Cilene são de encher o coração de orgulho e amor.














A danada não aquietou quando chegou em casa e preparou outro móbile com o sobrinho.




terça-feira, 1 de setembro de 2015

Caravana do Meio-ambiente e Curupira Ecodesign em Riachuelo


Prof. Wecsley Oliveira

No dia 28 de agosto a “Caravana do Meio-ambiente” do projeto Conduta Consciente da Unit, chegou à cidade de Riachuelo no Colégio Albano Franco. A oficina foi de brinquedos com garrafas pet, os alunos participaram empolgados da confecção dos produtos, tornando-se disseminadores desse conhecimento.












Asas do Conhecimento - Oficina de Arte-educação

Prof. Wecsley Oliveira

O conhecimento é energia e deve circular fluentemente, como o ar entre as asas levando o ser à caminhos de transformação e aprendizado. Nessa semana, nas aulas de Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Arte-educação, nas Fise, promovi a oficina “Asas do Conhecimento”.

A oficina iniciou com uma conversa informal sobre a empatia e como essa qualidade pessoal pode ser um diferencial no processo de ensino aprendizagem. Em seguida, foi exibido o vídeo “Primeiro Voo”. “Quando paramos para perceber as pequenas coisas da vida e usamos nossa imaginação, podemos voar mesmo sem asas... esse pequeno curta metragem produzido em 2006 pela Dreamworks, conta a história de um passarinho que quer aprender a voar e no caminho reensina um homem a sorrir. Nota 10! Dirigido por: Cameron Hood and Kyle Jefferson”.

No segundo momento os alunos puseram a mão na massa produzindo móbiles. Eles coloriram livremente borboletas, símbolos da transformação. Montaram os móbiles e compuseram uma mensagem. Arrumaram tudo colando todas as partes do móbile e adornando com miçangas. Por último, expuseram no pátio da faculdade, deixando que a energia continue fluindo, chegando a outras pessoas que não participaram da oficina.

Infelizmente, o tempo foi insuficiente para concluir a oficina, por isso, na próxima aula concluiremos o trabalho com uma avaliação dos participantes. Estou ansioso para saber das impressões e principalmente do aprendizado que essa movimentação de energia promoveu.

Confiram as fotos desse momento inspirador.



























LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...