Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Os Viajantes do Tempo - Arte na Pré_História

Grupo- Os Viajantes do tempo                            Hastag: #OsViajantesDoTempo

Intergrantes: João Victor Lessa, Ana Lídia, Júlia Gentil e Esther Tavares. ( 9° Oswaldo Cruz )



O Grupo Sunshine preparou as publicações sobre a arte na Pré-História e na Idade Antiga

Grupo: Sunshine #Sunshine

Série: 9º "B"
Turma: Oswaldo Cruz 

Componentes: 

Ana Cecília
Emily Cruz
Fernanda Borges
Iasmin Naara




Titanaic na Pré-História?

Confiram o trabalho bem humorado do grupo Titanic sobre a arte na Pré-História
#Titanic
Bruna
Carol
Raquel
Marília



Charge do grupo Os Rupestre - Arte na Pré-História

#OsRupestres
Camila Souza
Ruan Vinicius
Leticia Cesar
Lucas Silva


Arte-educação: mapas mentais Unidade II

Para ampliar basta clicar sobre a imagem.

6º Ano Fundamental
Mapas mentais "Música" e "Teatro"





7º Ano Fundamental
Mapa mental "Música Popular Brasileira"


8º Ano Fundamental
Mapas mentais "Fotografia" e "Publicidade"


terça-feira, 21 de abril de 2015

A Arte na Pré-História #GarotasdoBlog

Equipe: Garotas do Blog
Alana Peixoto
Joana Letícia
Melissa Vieira
Victória Moura
Zuleide Luna

A Arte na Pré-História

A Pré-História é uma época anterior à escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros hominídeos, entre 1.000.000 até 4000 a.C.
Não há nenhum documento escrito revelando algo sobre esse período. Pesquisadores, antropólogos e historiadores, por meio da arqueologia, fizeram estudos para desvendar os povos que viviam nessa época. Nos primórdios da humanidade, a formação da Terra, de acordo com os cientistas, é de cinco bilhões de anos. Já o início da vida na Terra começou a se formar depois de um bilhão de anos. E foi evoluindo. A Pré-História, conhecida também como Idade da Pedra ou Paleolítico Superior, foi o período mais longo da época, é dividido em três períodos distintos: paleolítico inferior, paleolítico superior e neolítico.
Até 500.000 a.C. caça e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, controle do fogo e surgimento dos primeiros hominídeos foi característico do paleolítico inferior; aproximadamente 30.000 a.C. pinturas e esculturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira representaram o paleolítico superior, e por volta do ano 10.000 a.C. objetos feitos de pedra polida, início da agricultura, artesanato, construção de pedra e a primeira arquitetura constituíram o neolítico.
De 5.000 até 3.500 a.C. surge a idade dos metais, o final desse período, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, invenção da roda, da escrita e do arado de bois. As primeiras manifestações artísticas foram encontradas no Paleolítico Superior ou Idade da Pedra Lascada.
Na Idade da Pedra Lascada, o naturalismo era a forma dos primeiros artistas da Pré-História registrarem aquilo que viam.
Muitos dos desenhos se assemelhavam aos desenhos infantis, mas as técnicas reproduzidas por eles não devem ser encaradas dessa forma. Como principal característica da arte, temos o naturalismo. Naquele tempo o artista desenhava aquilo que ele estava vendo, e isso pode ser notado através das pinturas deixadas nas cavernas, ou pinturas rupestres. Os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam.
Uma das explicações sobre isso é que as pinturas eram feitas por caçadores que acreditavam em princípios mágicos: se fizessem a pintura de um animal na parede, poderiam capturá-lo no dia seguinte.
Algumas técnicas de arte desse período são as mãos em negativo, ( feitas com argila no interior das cavernas, começaram a desenhar e pintar animais. O motivo era que através da pintura de animais, feita por caçadores, eles poderiam capturá-lo no momento de sua caça) interpretação da natureza, ( as imagens produzidas nas cavernas revelavam traços de forma e movimentos para figuras de animais selvagens, como os bisontes e traços mais frágeis e leves, como cavalos)esculturas (arte de moldar ou talhar materiais. As mulheres eram as mais reproduzidas, com ventres e quadris volumosos, seios grandes e a cabeça junta ao corpo; Exemplo: Vênus de Savinhano e de Willendorf) e instrumentos (utilizados para fazer as pinturas óxidos minerais, osso, carvão, sangue de animais e o pó proveniente da trituração de pedras para fazer as mãos em negativo).
Na Idade Da Pedra Polida, o homem começa uma revolução no último período da Pré-História (Neolítico ou Idade da Pedra Polida), por volta do ano de 10 000 a. C.
Nesse período eles criavam armas e instrumentos com pedra polida, fato que deu o nome ao período. Com êxito, é o período em que eles começam a domesticar animais e dão os primeiros passos na agricultura. Além disso, os objetos com cerâmica, a fiação, o artesanato e a arquitetura começam a compor o cotidiano do homem na Pré-História. Os povos passaram a formar famílias e foi feita a divisão do trabalho.
As técnicas desse período foram: de tecer panos (costura), fabricação de cerâmicas (matéria-prima), construção das primeiras casas (arquitetura), para a produção de fogo e trabalho com metais (início da metalurgia).
A partir dessa revolução, os homens se transformaram em camponeses, trocaram o sentido de caça pela livre abstração e racionalização, ou seja, a arte deixou de ser natural e passou a ser mais geométrica e simples. Surgiu, então, a primeira transformação da história da arte. Nessa época, os trabalhos cotidianos eram representados e sentia-se a necessidade de dar movimento às imagens.
A representação de danças, relacionadas as suas crenças, a criação de figuras leves, rápidos, pequenas e com pouca cor. A partir desses desenhos começou a surgir a escrita pictográfica.
Escrita pictográfica: a representação de seres e ideias, através do desenho.
Outro fato era a produção de cerâmicas: a beleza era considerada e não apenas a utilidade do objeto. Ex.: Ânfora em terracota, da Dinamarca, e o Vaso escandinavo em terracota, encontradas na Escandinava e na Sardenha.
A Idade dos Metais representou as esculturas em metais representadas por guerreiros, mulheres cheias de detalhes que mostravam roupas e armas utilizadas no período.
Os homens que antes moravam em cavernas passaram a construir suas próprias casas. As mais conhecidas são os nuragues, os dolmens.
As técnicas da Idade dos Metais foram: a da cera perdida (a escultura era feita com cera, colocava-a dentro de alguma caixa e preenchida com concreto, deixando um buraco entre a cera e o ar, fazendo com que a mesma evapore) e o método da forma de barro (Após construção da fôrma, era despejado o metal já derretido em fornos. O ferro fundido era deixado na fôrma de barro até que esfriasse. Depois de frio, a fôrma era quebrada. Obtinha-se, assim, uma escultura com a configuração dada ao barro).
Durante esse período, o homem evoluiu de Australopithecus- Pithecanthropus erectus- Homem de Neandertal- Homem de Cro-Magnon - Homo Sapiens.

Pré-História na Atualidade - Arte na Pré-História

#Pré-HistóriaNaAtualidade
Componentes:
Bruna
Emilly
Ivana
Mariana Doria

Charge desenvolvida pelos equipe #Pré-HistóriaNaAtualildade

WIEAD: Arte na Pré-História



TURMA:ZILDA ARNS
GRUPO:
WESLEY BARRETO
IGOR ROCHA
EDSON NETO
ANA BEATRIZ
DOUGLAS GABRIEL

Só Arte - Arte na Pré-História

#sóarte
Brendha
Iasmin
Mariana X.
Moara

ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: segunda unidade com atividades em meios informatizados

Prof. Wecsley Oliveira
fonte: http://goo.gl/Uz2nJU

Atividades em Meios Informatizados
Nessa unidade utilizaremos recursos online para discutirmos e apresentarmos o conteúdo pertinente à história da arte, desde a Pré-História ao Renascentismo e Barroco.
Os alunos serão organizados em grupos com quatro componentes. A cada semana devem se apropriar de informações advindas de pesquisa e leitura sobre a temática da aula, para apresentar quatro produções. Obrigatoriamente cada equipe apresentará ao professor uma charge ou tirinha, dois textos informativos, uma coletânea de imagens. A ordem de entrega ao professor ficará por conta dos grupos.
O material produzido pelos alunos será publicado pelo professor em postagens no Blog Plugado. Os grupos devem criar uma identificação com nome e hastag, recursos que irão garantir a busca e filtragem das publicações dos grupos. Esse material deve ser enviado para o e-mail plugado.tecnologia@gmail.com, nos casos de coletânea de imagens em compartilhadores ou outros recursos online as equipes devem enviar o código de incorporação (embed).


Produções dos alunos
Charge ou tirinha
Criar personagens e colocá-lo em situações com caráter crítico relacionando com acontecimentos atuais.

Texto Informativo 1 e 2 (texto motivador de discussão)
Texto sobre o conteúdo apresentado nas aulas, com imagens ilustrativas, principais características, obras e autores de referência e outras informações relevantes.

Coletânea de imagens
Explorar ferramentas online para expor coletânea de imagens sobre o conteúdo apresentado nas aulas. A postagem deve conter um breve texto esclarecendo o conteúdo, e todas as imagens devem apresentar legenda com informações sobre a autoria e a fonte.


Discussões sobre o assunto
As postagens serão efetuadas em blog com liberação para comentários gerenciados pelo professor, para que não sejam adicionadas informações com agressividade, insultos ou até mesmo pornografia. Os alunos deverão registrar comentários a cada semana e as informações relevantes serão discutidas em sala de aula com a participação de todos.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Esquecendo o caminho de volta


Não sei se é comum a outros seres, mas, chega um momento em que é necessário externar certas coisas. Um momento para expelir. Independente da forma fisiológica, é necessário pôr para fora o incômodo instalado no corpo e na alma. Se é o início de um processo de renovação eu sinceramente ainda não sei, mas, traz leveza, ajuda a direcionar a atenção ao que realmente importa no presente, direciona às decisões e escolhas que precisam acontecer agora, já!

Não sei se é comum a outros seres, mas, chega um momento em que é necessário esquecer para recomeçar, se livrar de pesos e deixar o balão da felicidade flutuar no azul do céu guiado apenas pelos bons ventos de uma consciência limpa, plena. Ter a certeza da idoneidade dos seus atos e não se corromper com breves alianças e sorrisos.

Não sei se é comum a outros seres, mas, chega um momento em que é necessário apagar as pegadas deixadas para trás, com um único objetivo: esquecer o caminho de volta... Retroceder, jamais!

Wecsley Oliveira
30 de maio de 2012







LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...