Páginas

domingo, 14 de dezembro de 2014

V Seminários Integrados na Fise - Oficina de Árvore de Natal Mirim

Já afirmei inúmeras vezes que minha habilidade com as artes é o meu trabalho mais prazeroso. A primeira oficina de arte com jornal foi ministrada na Fise, atendendo ao convite de Alessandra Monteiro. Depois disso, a arte me levou a participar de seminários e semanas pedagógicas em outras instituições de ensino superior. Foi um mundo de possibilidades que se revelou trazendo apenas aspectos positivos de crescimento profissional e acadêmico.

No domingo, 14 de dezembro, retorno à Fise, encerrando as atividades de 2014 onde tudo começou. A oficina ministrada foi a de "Árvore de Natal Mirim", com técnicas de reciclagem de jornal. Os participantes organizaram-se em grupos e confeccionaram árvores num clima tranquilo, leve e divertido. Entre conversas e canudos de papel reencontrei sorrisos e tive a oportunidade de cativar outros tantos.

Confiram as fotos desse momento especial.






















sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Arte Indígena - padrões gráficos e influência atual

Prof. Wecsley Oliveira

O conceito de arte é bastante relativo, depende da funcionalidade, padrões convencionais de beleza e também da representatividade cultural. Pode ser considerado artista a pessoa que estudo e pratica determinada técnica de produção, seja na poesia, música, escultura, pintura, arquitetura, dança e demais manifestações.

As artes brasileiras são ricamente influenciadas pela cultura africana, europeia e indígena. Cada uma com suas contribuições e características específicas. O que nós brasileiros fazemos com frequência é “misturar”, unir fragmentos dessas influências e alcançar resultados significativos do ponto de vista artístico e cultural.

A arte indígena brasileira tem como principais vertentes a cestaria, a cerâmica e pintura corporal com arte plumária. Os artefatos produzidos e utilizados pelos índios em rituais, culinárias e seus costumes, quando retirados do contexto representativo da tribo ganham aspectos estéticos e funcionais que são explorados atualmente em nosso cotidiano.

É comum termos em casa um cesto com roupas sujas, revistas ou até mesmo em cima da mesa com saborosas frutas. Podemos descansar em redes e esteiras e até saborear uma tapioca recheada ou um peixe assado em palha de bananeira.

São inúmeras as referências indígenas que influenciam a arte brasileira. Devemos aprender a conhecer, para assim valorizar e respeitar a representatividade cultural de um povo.




especificações para grafismo no editor gráfico
ctrl+e


Confiram nas próximas postagens os resultados dessa aula.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

2014.2 - Passando a limpo o segundo semestre e seguindo adiante

Sinal vermelho para a falta de sonhos, para a tristeza e para a falta de respeito...
Sinal VERDE para a inovação, para práticas coerentes e para as 'realizações'...
Esse semestre trouxe alguns desafios e a conclusão de um ciclo que iniciou um pouco 'arranhento'. Apesar das intempéries, tive muito aprendizado e a continuação do trabalho com educação tecnológica numa escola particular onde ensinava. Um semestre muito gratificante, pois pude explorar o lado didático da minha arte em reciclar resídios, ressignificando conceitos e promovendo o trabalho em equipe.

Nas aulas de educação tecnológica, na Informática, em um projeto sobre a evolução dos meios de comunicação, desenvolvemos vídeos simulando programas de tv e áudios simulando a programação de uma rádio, em ambos, o conteúdo girava em torno da temática do projeto. Foi muito divertido e relevante principalmente pelo aprendizado das crianças. Outras turma tiveram a responsabilidade de produzir publicações para um blog, onde aprenderam sobre a importância da mídia impressa e sua evolução. confiram aqui o blog com postagens produzidas pelas crianças. Com as turmas da Educação Infantil, um projeto relevante foi "Sem bola não tem copa", onde além de participar efetivamento do planejamento, desenvolvimento e finalização de atividades, pude explorar a criação de histórias com personagens que interagiam com a finalidade de promover a contextualização numa forma mais encantadora às crianças.

Nos projetos da Robótica muitos desafios engrandecedores. Participamos, como convidados, de uma feira que premiou projetos de alunos durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nossos alunos expuseram o projeto de Robótica desde as oficinas, até o a proposta Lego Zoom. Em outubro, houve a realização do 1º Torneio interno, momento de realização, festa e interação, onde os alunos colocaram à prova todo o aprendizado do ano letivo, numa competição sadia e amigável. As fotos do evento estão aqui.

Mas, sem dúvida alguma, o maior índice de satisfação profissional veio com o reconhecimento acadêmico da minha arte com as oficinas de ressignificação de conceitos "Semeando o Bem" e "Labirintos de Papel". "Semeando o Bem" aconteceu no colégio onde trabalho, com objetivo de ressiginificar atitudes de respeito e tolerância no convívio escolar.

A Oficina "Labirintos de Papel"(título sujeito a mudança) promoveu o desenvolvimento do trabalho em equipe através da arte com jornal. Foi o tema de conclusão da Pós-graduação em Inovações em Práticas Pedagógicas. Com essa oficina tive o deleite em participar de participar de eventos em instituições de ensino superior como a FISE em Tobias Barreto (no final de 2013), FAMA e PIO DÉCIMO, com público-alvo de pedagogos em semanas de pesquisa.

Alguns passos adiante, uns curtos, outros largos... muito aprendizado na 'caixola' e uma inquietação particular, íntima... Novos caminhos, outras possibilidades... 2014 já deixa um gostinho de passado e 2015 vem se aproximando renovando o desejo de mudança. Enquanto ele não chega, vou finalizando os projetos, amarrando tudo direitinho e colocando alguns na minha prateleira de sonhos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...