Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

28 de maio - Dia Internacional do Brincar


Como é encantador o sorriso sincero de uma criança...

“Pula pra frente, pula pra trás.  Rebola bola, tatu bolinha, uma formiga, uma aranha. Anda aranha, bumbum no chão, sem os pés, sem as mãos…”



A forma mais sublime de uma criança adquirir aprendizado é brincando. Ações cotidianas e interações sociais são vivenciadas tranquilamente através das mais diversas brincadeiras.

Nós, adultos, não deveríamos esquecer dessas lições. Saberíamos gerenciar mais calmamente nossos problemas se não os encarássemos com tanta seriedade. Se mantivéssemos viva a nossa criança interior jamais esqueceríamos de sorrir, mesmo diante das adversidades. Devemos aprender com as crianças a encarar os desafios da vida como uma brincadeira que sempre será mais divertida se for brincada com verdadeiros amigos, sem o excessivo peso das cobranças e responsabilidades.


Sobrinhos aprendendo a cultivar uma plantinha


Joguinho eletrônico desenvolvido na década passada, que ainda encanta as crianças.


Amigos de infância, trabalhando juntos...

recarregando as baterias e encantando...

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Circuito Elétrico Simples - Luzes da Copa


tatu-bola-copa.jpg

O Copa do Mundo também está influenciando os trabalhos da Oficina de Robótica. Após a explicação dos professores sobre a composição de Circuitos Elétricos Simples, os alunos foram convocados a explorar a criatividade compondo uma luminária homenageando a Copa 2014. Para isso utilizarão uma lâmpada de farol, fios, bateria de 9v e muita criatividade homenageando nosso país.


Circuito Elétrico Simples

Duração
03 aulas ou mais (a depender dos acontecimentos)

Introdução a conceitos básicos de eletrônica
  • Átomo (prótons, nêutrons e elétrons)
  • Corrente elétrica
  • Tensão
  • Circuito em série
  • Circuito paralelo

Metodologia
  • Contextualização aproximando da realidade cotidiana dos alunos;
  • Apresentação do problema a ser solucionado;
  • Desenvolvimento das tarefas dos alunos;
  • Apresentação do protótipo finalizado.

Objetivos
  • Explorar coletânea de imagens com exemplos de onde encontramos os circuitos simples no cotidiano dos alunos;
  • Por conta da proximidade com a copa do mundo, utilizar isso como tema do desenvolvimento criativo;
  • Os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente para aprimorar seus experimentos. Podem criar estruturas diferentes para sustentação das lâmpadas, motores e baterias;
  • Promover a compreensão sobre a composição de circuitos elétricos simples;
  • Apresentar resultados em formato de exposição online (blogs e redes sociais);
  • Avaliar/mediar o desenvolvimento dos alunos principalmente o trabalho em equipe.  

Desafio de conhecimento e criatividade

tatu-bola-copa.jpg

Luminária Copa 2014

Criar um circuito elétrico para acender uma lâmpada de farol e transformar numa luminária homenageando a Copa 2014;

Desenvolvimento
  1. Receber o alunos e analisar brevemente a participação e envolvimento deles na proposta anterior (Propulsão);
  2. Orientar a composição do relatório de desenvolvimento (individual e de equipe ver página específica);
  3. Contextualizar com coletânea de imagens, explorando o conteúdo “Circuito Elétrico Simples” e Copa 2014;
  4. Compôr grupos com 3 alunos;
  5. Expor o desafio “Luminária Copa 2014” mostrando exemplos do trabalho finalizado.

Material necessário
  • Lâmpada de farol simples (uma ou mais);
  • Interruptor;
  • Fio elétrico 2mm;
  • Papel sulfite;
  • Cola branca;
  • Fita adesiva;
  • Fita isolante;
  • Papelão;
  • Bateria de 9v;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Canetinhas e/ou lápis de cor;

Conclusão
Exposição online do material produzido pelos alunos evidenciando registros fotográficos das luminárias produzidas e os relatórios preenchidos na sala de Robótica.

plugado.jpg

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aulando.com - BOAS novas na Educação Tecnológica do Arquidiocesano

Em tempos do extinto MSN eu costumava usar como status “aulando”, um neologismo que foi adotado como verbete pelos meus colegas de trabalho. Hoje, anos depois, estou iniciando a seção “aulando.com” onde especificamente publicarei sobre minhas práticas em sala de aula, projetos e planejamentos de aulas e eventos que idealizo ou participo efetivamente.

No meu retorno ao Colégio Arquidiocesano muita novidade BOA já aconteceu. Ministro aulas de Informática da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, tenho apenas uma turma de Robótica Lego e duas de Oficina Experimental de Robótica, mas, estou me sentindo feliz com as atividades que desenvolvo e só tenho a agradecer a acolhida dos colegas e a oportunidade que minha Coordenadora Danielle Souza está me concedendo. 

6° Ano de Robótica Lego


Oficina de Robótica Experimental, Gincana Cultural e planejamento do tema Copa do Mundo 2014 foram as ações com mais destaque nos últimos dias. Com o aval da Coordenadora Danielle Souza e parceria do Professor Flávio Maia estamos reestruturando a Oficina de Robótica, refizemos o planejamento de aulas e deixamos a proposta mais dinâmica, lúdica e envolvente. Ainda estamos colhendo os primeiros resultados, mas o reconhecimento dos alunos e o envolvimento dos pais já nos indica o caminho certo. 

A Gincana 2014 teve a participação da Robótica. As missões foram idealizadas a partir do tema “O Auto da Compadecida”, obra de Ariano Suassuna, patrono da Gincana. Preparei os cenários com EVA e ilustrações que contemplaram 3 cenas do obra, a morte da cachorrinha, a gaita mágica e o julgamento. Tudo aconteceu conforme o planejado em um clima de muita diversão e interação entre os alunos. O destaque ficou com as turmas dos 6°s anos, conseguiram resultados mais expressivos comprovando a eficácia do bom trabalho em equipe.

Mesa de competição preparada com o tema da Gincana 2014 - O Auto da Compadecida

  
 

 Alunos dos 6°s e 7°s participando da Gincana 2014






Apesar de não considerar a Copa do Mundo aqui em nosso pais motivo de festa ou alegria, o tema foi explorado na contextualização de projetos no Colégio. Com a Educação não Tecnológica não foi diferente, criamos um personagem e consequentemente uma história envolvendo elementos da copa e a importância de uma alimentação saudável seguida de rotina de exercícios físicos. Partindo dessa história preparamos atividades onde algumas serão expostas na sala de Informática, servindo como decoração temática. A “Bola” foi o elemento central para o desenrolar dessa proposta, por ser um elemento comum entre o evento esportivo e o cotidiano dos alunos.
 
Alunos do Infantil II e 1° Ano - Aulas de Informática



Realização profissional é algo ainda não concretizado, mas sinto está no caminho certo. Por isso, desempenho minhas atividades com o máximo de comprometimento. Nas próximas publicações, terei mais novidades para mostrar aqui no Aulando.com.


Links interessantes:
A Robótica participa da Gincana Cultural, Recreativa e Filantrópica do Arqui!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Recomeçar!!!

Já perdi as contas das vezes que tive de reinstalar meu sistema operacional da vida, “resetar” reiniciando processos que influenciam minha vida pessoal, social e profissional. Percebi que com o passar do tempo esses reinícios ficaram menos dolorosos e mais cansativos, é como se os registros no HD cerebral dessem um tilt e reordená-los ficou bastante complicado. Mas, com calma, tudo volta ao lugar e o sistema fica estabilizado…

Pois bem, o ano de 2014 iniciou com alguns acontecimentos que me levaram a mais uma reinstalação. Saí do colégio onde trabalhava desde 2011 e retornei Colégio Arquidiocesano. Literalmente voltei ao começo com o diferencial do conhecimento adquirido em 10 anos de trabalho com a Educação Tecnológica em Sergipe. A sensação é a de estar de volta ao lar, como diz o provérbio “O bom filho sempre retorna a casa do pai”.
Interação com alunos do 6ºAno durante a Gincana 2014

Carinhos dos alunos do 3º Ano
Alunos dos 3º Ano com a Professora Valéria Vasconcelos

Aguardem mais cliques desse reinício!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...