Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Torneio Interno de Robótica 2013 veio com gosto de superação




Danielle Souza "A Apresentadora"

Foram duas semanas intensas de muito trabalho. Os treinos diários para a execução das missões, as estratégias de motivação para manter os alunos envolvidos com o projeto, tudo veio à tona com gostinho de superação.

Por falta de comunicação entre as equipes o número de alunos envolvidos não foi o esperado, mas os que participaram estavam transbordando de alegria. Costumo afirmar que o torneio interno é mais que uma competição, é um momento de confraternização onde todos são vencedores por expressarem o aprendizado tecnológico e social. Um dos momentos mais marcantes foi ver todas as equipes torcendo para uma turma que tinha pouquíssimos representantes no local. Foi lindo ver que eles realmente estão aprendendo a respeitar o próximo e reconhecer nele os esforços de superação.

Também destaco a participação dos professores orientadores que esse ano deram um show de alegria. Daiana Ornelas, Goretti Amado e Edivaldo Negrão estavam impecáveis. A alegria de Negrão foi tão contagiante que a música tema da turma foi executada várias vezes para que todos se divertissem ao som do “ziriguidum”. Já o show da poderosa embalou as coreografias espontâneas de Danielle, o público respondia cantando e dançando.

Mas, quem realmente surpreendeu com alegria e empolgação foi a Professora Danielle Souza, ela foi “a apresentadora”, investiu em figurino divertido, interagiu com os pais e alunos, atrapalhou a contagem regressiva e se acabou dançando. Parabéns pelo profissionalismo e pela centelha de felicidade que mesmo diante das adversidades teima em brilhar.

Foi um processo cansativo e muito gratificante. Agora é aguardar os próximos acontecimentos e quem sabe participar do Torneio Interno de 2014!... Até lá muita coisa pode acontecer, e se eu não for à Brasília talvez fique por aqui.


Avaliando o Torneio Interno de Robótica

Express-Bot e Multi-Bot - sugestões de montagens

http://www.nxtprograms.com/9797/express-bot/index.html

http://www.nxtprograms.com/NXT2/multi-bot/index.html


Expresso Bot-Base Robot


Instruções de construção


Lado Direito

1
Nota: Um número especificado ao lado de uma viga, tais como o "11" acima refere-se ao comprimento da parte em "", módulos ou buracos. Certifique-se de escolher as peças dos comprimentos corretos. Para medir um raio, você pode simplesmente contar o número de buracos. 

Lado Esquerdo

2
A montagem lateral esquerda é uma imagem espelho exato da montagem do lado direito.

Estrutura Traseira

3

Quadro frente

4

Rodas

5

Fios

6




Expressa-Bot Roda Skid


Instruções de construção


1
Nota: Um número especificado ao lado de um eixo, tal como o "3" e "5" acima, refere-se ao comprimento do eixo, em "módulos", que é o espaçamento entre os furos de uma viga. Para medir um eixo, você pode segurá-la ao lado de um feixe de retas e contar o seu comprimento em furos da viga. 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hora de Arrumar o Kit Educacional Lego - 9797

Última aula deste semestre. Tivemos um período bastante movimentado, oficinas, torneio e aulas proveitosas e divertidas. Agora, precisamos “arrumar a casa” para encerrar com “chave de ouro” este semestre.



Classificação e Pontuação dos 6°s Anos

Classificação e pontuação das turmas dos 6°s Anos no Torneio Interno de Robótica do Colégio Módulo.





Torneio Interno de Robótica - sucesso na primeira etapa

No dia sábado, 21, aconteceu a 1a. Etapa do Campeonato Interno de Robótica Módulo, com a participação dos alunos dos 6° Anos. Na semana que antecede a data dos confrontos, as equipes participam de um intenso treinamento para a montagem e programação dos robôs. O tema deste ano foi Food Factor, evidenciando assuntos relacionados à conservação dos alimentos. No dia próximo dia 28 será a etapa das turmas de 7°s e 8°s.
Toda a turma se envolve nos preparativos do torneio, pois além de montar e programar o robô é necessário apresentar uma pesquisa relativa ao tema, e de forma organizada e respeitosa, torcer pela equipe. Vence o torneio a equipe que atingir maior pontuação, mas há premiação em outras categorias, o que garante troféu a todas as turmas. Cada equipe precisa apresentar um professor orientador, que pode ajudar durante o processo de preparação das tarefas, bem como participar na torcida. A equipe vencedora na etapa dos 6°s anos contou com a participação da Professora Daiana Ornelas, que deu exemplo de envolvimento e animação, torcendo e vibrando junto com seus alunos.
Mais que uma competição, o Torneio Interno de Robótica é um momento de confraternização, quando alunos, pais e professores podem interagir. Para os alunos é também um momento lúdico, de prática e aprendizado acerca da tecnologia robótica, bem como de noções de programação e lógica. As habilidades pessoais pertinentes ao desenvolvimento do trabalho em grupo também são exploradas, tais como cooperação, liderança, criatividade e outras.
Agora, retomamos os preparativos para a etapa com os 7°s e 8°s, e esperamos que as equipes deem um show, repetindo as doses de animação, organização e envolvimento com o projeto. Nossos alunos, nossa referência!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Flocos de neve no nordeste

Certa vez, estava dobrando e recortando papel, relembrando uma velha brincadeira da infância. Uma aluna, então matriculada no terceiro ano, viu o resultado e assimilou como sendo um floco de neve. Depois de um ano, ela não esqueceu do tal floco de neve e lembrou-me que eu havia prometido ensinar como fazer. Pois bem, paguei minha dívida e ela ainda me trouxe o resultado toda satisfeita. Obrigado Caroline Gouveia do 4°A, são momentos como esse que tornam tão especial minha profissão.





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...