Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

20 de abril, Dia do(a) Pedagogo(a)


Então, caros leitores!

Estou diante de mais uma data convencionada pela nossa cultura consumista. Já afirmei, em outras ocasiões, que não deveríamos ter apenas um dia para comemorar a existência de pessoas queridas, profissionais ou outra coisa. O reconhecimento através de bons salários e condições respeitosas de trabalho são muito mais importantes do que algumas homenagens convencionadas. Mas, todavia, no entanto e pararás...

Estou prestes a completar 10 anos de trabalho com a educação tecnológica. Iniciei fazendo parte de uma equipe com 2 programadores, três pedagogas e eu, segundo grau completo. Sim, sou do tempo que Ensino Médio era chamado de segundo grau. Às vezes me sentia constrangido por estar entre pessoas “formadas”, mas sempre fui muito observador. Essa característica me possibilitou um aprendizado gigantesco. No convivo diário com Claudia Virgínia, Valéria Vasconcelos e Danielle Souza, aprendi como ter o controle de sala de aula através da conquista do aluno, e não pela imposição, com elas aprendi a ter o respeito dos meus alunos apenas respeitando-os. Aprendi também a usar a empatia durante o planejamento de aulas e eventos. Aprendi a ser o profissional que sou hoje.

Mas antes desse período, guardo na memória, e outras no meu coração, as pedagogas que de alguma forma me fizeram evoluir. Dona Aldenora, Tia Carmina, Tia Neuza (simãodiense), Irmã Rita... e a mais cheirosa de todas elas, a Tia Vilma, lá do jardim de infância. Tenho um apreço especial por essa mulher, quando retorno à Simão Dias e a reencontro é sempre motivo de muita alegria.

Parabéns a todos(as) os pedagogos(as), fica o meu desejo de respeito e valorização pelo trabalho que desempenham junto à sociedade.

Menção honrosa a Lúcio Alves, pelo QI que garantiu grande parte das mudanças profissionais em minha vida nos últimos anos.

Confraria das cobras - meados de 2006 2007

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...