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terça-feira, 30 de abril de 2013

Robótica Módulo é sucesso em curso de Pós graduação

No dia 12 de março, foi o encerramento do módulo “Gestão da Inovação e Educação” do curso de Pós-graduação “Inovações em Práticas Pedagógicas” que eu (Wecsley Oliveira) e Danielle Souza estamos fazendo.

O módulo foi ministrado pelo Professor Fábio Azevedo que ficou “encantado e entusiasmado com tudo que foi preparado pelos alunos para a aula de enceramento”. Ele dividiu a turma em pequenos grupos e solicitou resultados inovadores para problemas percebidos na sala de aula. Então, nós da Equipe de Educação Tecnológica do Colégio Módulo, decidimos explorar nossas práticas durante a conclusão do módulo.

Mostramos como acontecem as aulas de Robótica, bem como, a metodologia LegoZoom. Evidenciamos o trabalho em equipe e o método baseado na contextualização, construção, análise e continuação. Promovemos a simulação de uma aula onde voluntários da própria turma de “Inovações” puderam testar o Kit Educacional Lego, alterando a configuração do bloco de programação MOTOR para melhorar a compreensão sobre a “regra de três simples” (assunto de matemática).

Nossa equipe estava composta por Fabiane Dantas, Josephine Esan, Mônica Mendes, Viviane Vasconcelos e Wecsley Oliveira (EU-me). Foi um momento muito gratificante onde pudemos avaliar através das reações e comentários dos colegas ao descobrirem algumas das possibilidades de promover a educação e o conhecimento através da tecnologia robótica Lego. Para nós, ficou a satisfação do nosso empenho em sempre fazer o melhor a favor da educação e formação dos nossos alunos.

Obrigado Professor Fábio Azevedo, por promover tamanha inquietação em nossas mentes. Espero que isso sirva de incentivo a mudança para todos nós professores.

Danielle Souza, Fábio Azevedo e Wecsley Oliveira.










O trabalho em equipe através da exploração do kit de robótica educacional.





1.      Definição do problema
O avanço das tecnologias de Informação e comunicação é evidente, podemos constatar esse acontecimento na presença dessas tecnologias em ações corriqueiras do nosso cotidiano como fazer compras, assistir filme no cinema ou simplesmente se comunicar com outra pessoa. O excesso de informação ao qual somos expostos é tamanho que alguns conteúdos passam despercebidos. Entretanto, as crianças atuais, imersas nessa realidade tecnológica e comunicacional, são capazes de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. É comum vermos uma criança estudando e ao mesmo tempo ouvindo música, assistindo TV ou respondendo aos colegas nos comunicadores instantâneos. Todavia, esse comportamento acaba por desenvolver o individualismo e as falhas na comunicação interpessoal, condições contrárias ao indivíduo apto a viver em sociedade e capacitado ao ingresso no mercado de trabalho. Diante desse contexto, o uso das novas tecnologias como recurso auxiliar de aprendizado torna-se um aliado poderoso, posto o interesse nato dessa geração pelos aparatos eletrônicos. Cabe ao professor, desenvolver métodos que evidenciem o trabalho em grupo de forma contextualizada com a realidade e enfatizada pela experimentação.

2.      Definição do Público-alvo
Alunos dos 7ºs anos da rede particular de ensino, na qual a escola possua em seu currículo o projeto de robótica educacional.

3.      Recursos
·        Laboratório de informática - computador
·        Kit de robótica educacional com software para programação
·        Projetor conectado ao computador do professor (ou TV de grande porte)
·        Exercício impresso
·        Trena métrica

4.      Metodologia/estratégia
A metodologia deve ser baseada nos quatro pilares da educação aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, evidenciando qualidades pessoas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho em equipe, tais como: cooperação, colaboração, empatia, persuasão, dentre outras.

As etapas para o desenvolvimento do projeto são contextualização, construção, análise e continuação.
Contextualização: O professor deverá fazer a mediação do conteúdo norteando entre o conteúdo teórico e o prático, relacionando-os aos conceitos tecnológicos do kit educacional de robótica.
Construção: montagem básica proposta pelo professor. Essa montagem, nas etapas seguintes, poderá ser alterada ou incrementada seja na montagem ou na programação para a solução do desafio proposto.
Análise: compreensão do projeto montado, bem como, o seu desempenho.
Continuação: compreende a fase da experimentação com a finalidade de solucionar o problema proposto pelo professor. É nessa fase que acontece a maior parte da acomodação do conhecimento.

O exercício impresso será utilizado para registrar do conteúdo da aula, servindo como feedback do desenvolvimento dos alunos.


5.      Experimentação

Proposta de aula com kit de robótica educacional

Tema da aula: Regra de três simples

Objetivo da aula
Fazer com que o aluno compreenda através da prática como aplicar a regra de três.

Método
·        Contextualizar definindo o que é regra de três (forma de descobrir o valor proporcional de uma variável a partir do valor de outras três).
·        Apresentação multimídia e vídeo sobre a importância do trabalho em equipe.
·        Orientar os alunos para a montagem do protótipo de acordo com o manual.
·        Explicar a programação do dispositivo.
·        Desenvolver o exercício.
·        Apresentação do grupo.


terça-feira, 23 de abril de 2013

A Chegada de Lampião no Inferno





Gosto muito dos ditados populares, na minha infância ouvia frequentemente minha Tia Rita (in memorian) repetir vários deles. Com o final da Oficina de Atores para o espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno”, me veio à mente o dito: tudo que é bom, dura pouco!


Na verdade, o que é bom tem a duração exata para se tornar inesquecível. E certamente, os momentos que vivi nos dois meses que antecederam a estreia ficarão gravados em meu juízo. As conversas, os exercícios, os ânimos exautados, a frustração do erro no palco, a generosidade dos colegas profissionais, tudo. Foi um grande aprendizado de socialização, apesar de muitas vezes eu ficar no cantinho, meio sem interagir, só observando. Mesmo assim, fiz novos amigos.


Os novos laços de amizade estabelecidos durante as aulas da oficina são revigorantes, é sempre bom conhecer gente nova, gente que te vê com outros olhos sem rotular de doido, coitado ou qualquer outra coisa. Quero manter a amizade com todos os que conheci nesses dias de descoberta e reprogramação mental.


Preciso agradecer também a todos que participaram do espetáculo, em especial às atrizes Viviane D’Arc e Luz Jaciuk, aprendi muito com vocês e me surpreendi com a generosidade e perspicácia durante a cena, naquele momento tive a certeza de estar diante e contracenando com duas grandes atrizes.

Agradeço a Jorge Lins, por essa ideia de maluco de colocar no palco mais de 120 pessoas, entre profissionais e amadores das artes cênicas, dentre os amadores estava eu, nunca participei nem de peça no colégio, morria e morro de vergonha de falar em público e ainda tive que praticar a aceitação e deixar um pouco de lado a vergonha de estar do tamanho de um “leão marinho” (como citou o personagem Lampião). A verdade é que a emoção de estar no palco, e ter o reconhecimento do público seja através dos aplausos ou dos comentários nas redes sociais é deveras gratificante. Ver os amigos elogiando e dizendo que tenho talento ou que faço bem feito tudo que me envolvo é muito, mas muito bom mesmo!... Mais uma vez, obrigado Mestre Jorge Lins, por esse momento de loucura coletiva.









sexta-feira, 19 de abril de 2013

Teatrando pela primeira vez



Sou Artesão e Designer Gráfico, ainda não consigo afirmar-me como Artista, acho pretensioso demais. É comum nessas vertentes citadas, o angustiante branco criativo, o papel branco, o bloco branco de mármore, a tela em branco...

O fato é que nesses momentos de branco, de falta inspiração ou criatividade, eu sempre deixo o que estou fazendo de lado e direciono meu foco para outra coisa. Magicamente, meu subconsciente traz à tona a solução. Às vezes, a magia é tão grande que ao invés de uma, o danado, oferece-me possibilidades de solução.

Então, resolvi buscar uma solução para organizar minha vida, fazendo algo totalmente inusitado. Quem me conhece sabe da minha dificuldade em falar em público, de me expor, ou até mesmo de interagir com várias pessoas. Foi assim que busquei uma oficina de Teatro.

No início a euforia do desconhecido, como seriam as aulas, como seriam as pessoas, tudo era estranhamente fascinante. No decorrer dos encontros o fascínio foi aumentando, assim como o meu envolvimento nos exercícios. Foram momentos marcantes, dois meses de encontros com exercícios, ensaios em muita conversa com “gente jovem reunida”.

Hoje, é o grande dia da estreia, o grupo com mais de 120 participantes conta com a direção de Jorge Lins. O espetáculo apresentado ao público sergipano é “A Chegada de Lampião no Inferno”, no teatro Tobias Barreto, aqui em Aracaju, com casa cheia.

E ainda tem os encontros e reencontros surpreendentes. Meus alunos, ex-alunos e até os pais deles, todos envolvidos nessa grande diversão, ao menos para mim está sendo uma grande diversão.

O fato é que estou “tomando gosto” pela arte cênica e estou conseguindo compreender melhor os acontecimentos em meu B612. Todo esse processo está sendo muito importante. Só tenho a agradecer aos deuses do teatro por tantas boas mudanças em minha vida. Posso afirmar que minha história agora está dividida e que a partir de hoje a minha percepção do mundo, sobre o mundo e para o mundo está modificada.

Que venha a estreia!!!!!....

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Envelhecendo em um minuto (Dublado)


Vivemos de forma inconsequente e irresponsável... 
Não percebemos as pessoas ao nosso lado...
Não percebemos o mundo à nossa volta...
Somos egoístas, frios e individualistas!
E só lembramos de abrir os olhos no final da história,
quando não há mais tempo de recomeçar...



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