Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Até 2012


É galerinha, final do ano letivo... Para aqueles que ainda fazem recuperação procurem se dedicar bastante aos estudos; e para os que já foram aprovados aproveitem “muitãozão” as férias... Em 2012 as turmas dos 7°s anos também terão aula curricular de Robótica. Espero que a profecia se cumpra e que tenhamos um campeonato aqui no colégio, estou ansioso por isso (risos).
Abraços, xerus, queijos, rapaduras e tapiocas a todos e até 2012 com muita empolgação.



terça-feira, 8 de novembro de 2011

4° Ano A - Quando Crescer Quero Ser!

O que você quer ser quando crescer? Esta é uma das perguntas recorrentes feitas às crianças. Mas, como fazer uma escolha diante da inexperiência inerente a pouca idade? Através deste tema propusemos aos nossos alunos o reconhecimento de algumas das profissões que segundo especialistas serão bem sucedidas.Explorando a criatividade dos nossos pequenos, solicitamos que fizessem desenhos em um software editor gráfico. O resultado do trabalho deles foi contemplado na produção de cartão usando a técnica kirigami.4a
View more presentations from edutecmodulo


4° Ano B - Diversidade na Escola

Os casos de violência contra as minorias têm aumentado gradativamente. Isso acontece porque, cada vez mais, estamos esquecendo de praticar valores como a tolerância e o respeito.No ambiente escolar, o desrespeito e intolerância é chamado de bullying. Sabemos que violência gera violência, no entanto, deveríamos aprender que gentileza gera gentileza. Em um livro, reunimos os trabalhos dos nossos alunos acerca deste tema. Eles expressaram suas opiniões através de desenhos e textos. Relataram algumas situações desagradáveis e também aspectos positivos como a colaboração, a solidariedade e outros. Esperamos que apreciem o empenho dos nossos alunos.4b
View more presentations from edutecmodulo


4° Ano C - Solte a Língua

Com este projeto proporcionamos aos nossos alunos um momento de exploração da criatividade e das habilidades específicas com a disciplina de língua portuguesa. Apresentamos a eles palavras homônimas e com a originalidade inerente à idade, foram compostos textos rimados. Com temática livre e obedecendo ao sentido correto das palavras eles se empenharam digitando as rimas. Foram momentos bastante construtivos e engraçados. O resultado deste trabalho foi o livro “Solte a Língua”. Uma coletânea com divertidos textos e ilustrações produzidos pelos nossos alunos durante as aulas de Informática.4c
View more presentations from edutecmodulo


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

5º Ano A - O Lixro Virou Robô


Com este projeto nossos alunos perceberam a quantidade de lixo tecnológico que é produzido por conta do advento das novas tecnologias.

Aprenderam que algumas empresas especializadas conseguem extrair até ouro dos equipamentos tecnológicos que são descartados, isso, através do beneficiamento na separação dos resíduos para reciclagem.

Conheceram alternativas de reaproveitamento, uma delas é o trabalho com a criatividade na produção de peças artísticas utilizando o lixo tecnológico.

Os alunos montaram algumas peças como: robô com teclas, insetos biônicos, monstrinhos engraçados, super herói, tanque de guerra e até um carro com controle remoto.

5º Ano B - O Lixo é Luxo


5º Ano B: O Lixo é Luxo

Com este projeto abordamos sobre a importância da reciclagem para a preservação da vida em nosso planeta.

Reciclando materiais descartados confeccionamos objetos, brinquedos e até um pufe.

No laboratório de Informática fizemos desenhos que expressam nossa opinião sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Para celebrar esse momento de conclusão do nosso projeto, os alunos declamaram um poema bastante coerente com o tema proposto: o “Lixo é Luxo”.


Atitude Ecológica
(Wecsley Oliveira)

Falar de ecologia
“É bonito, tá na moda”
Mas, ter atitude ecológica
É o que realmente importa
                Vamos preservar o meio ambiente.

A preservação do meio ambiente
Deveria acontecer no dia-a-dia
Assim nossa fauna e flora
Seriam contempladas com alegria
Vamos preservar o meio ambiente.

A coleta seletiva
É um ato de respeito
Separando os tipos de lixo
É assim que é direito
                Vamos preservar o meio ambiente.

Ainda há quem pense
Que esse papo de preservação é bobagem
Há também pessoas conscientes
Que sabem a importância da reciclagem
                Vamos preservar o meio ambiente.

Então o artista se renova
E de materiais recicláveis ele se apropria
O lixo em arte ele transforma
Reduz, reusa e recria
Vamos preservar o meio ambiente.

Assim a natureza agradece
O mundo se enche de cores
Azul, amarelo, e muito verde
E também o perfume de flores
                Vamos preservar o meio ambiente.

Falar de ecologia
“É bonito, tá na moda”
Mas, ter atitude ecológica
É o que realmente importa
                Vamos preservar o meio ambiente.

5º Ano C - Estruturas: a força da união.


O projeto “Estruturas: a força da união” propôs o despertar da compreensão acerca das estruturas que são compostas com a união de elementos aparentemente frágeis.
Durante as aulas de Informática desenvolvemos um estudo observatório sobre a construção de pontes e torres, através de fotos e vídeos.
Solicitamos aos nossos alunos que aplicassem o conteúdo exposto na confecção de desenhos e também na construção de uma miniatura de torre utilizando canudos de papel jornal.
Confeccionamos módulos expositores utilizando copos descartáveis para construir esferas que servem de suporte para exposição dos trabalhos desenvolvidos no Laboratórios de Informática.
Com este projeto, começamos a aplicar alguns conceitos que serão explorados nas aulas de robótica.


Vídeo exposto no stand


Vídeo exposto no teatro do colégio.


5º Ano D - Orgulho de Ser Nordestino


Só sentimos orgulho do que somos quando sabemos quem somos. Com este projeto, conhecemos um pouco mais sobre a cultura nordestina.

Com o tema: Orgulho de ser Nordestino, os alunos pesquisaram sobre a culinária, o artesanato e grupos folclóricos. Tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a literatura de cordel. Através de vídeos conheceram um processo de impressão chamado xilogravura, utilizado para estampar as capas dos cordéis.

Em um programa editor de imagens confeccionaram ilustrações e em um editor de texto escreveram suas rimas. Os assuntos foram os mais variados e os cordéis ficaram expostos no stand.

A turma comemorou a conclusão do projeto cantando a música que é considerada o hino do nordeste.

Confiram abaixo, os cordéis que eles prepararam, assim como, o vídeo que foi utilizado no dia da mostra


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...