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quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ANTE AS EXIGÊNCIAS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

Vitor Henrique Paro** 

O caráter mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, porque aí os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos históricos, para os quais a apreensão do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações. O primeiro tem a ver com uma concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos de conhecimento, para erigir-se em resultado de uma prática social que atualiza cultural e historicamente o educando. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções.


PARO, Vitor Henrique. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ANTE AS EXIGÊNCIAS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA ESCOLA PÚBLICA. Disponível em: https://goo.gl/v5U7VU Acessado em: 15 de julho de 2017.


Entrevista com Prof. Vitor Paro


Sugestão de leitura
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.

6 comentários:

  1. Isabel Maria dos Santos
    Ronne Santos Andrade.

    A gestão educacional é uma forma de organizar o funcionamento da escola, em relação aos aspectos administrativos,políticos, culturais e pedagógicos. É de grande importância que a gestão educacional insira a democratização em suas funções,uma vez que, os objetivos educacionais possam ser alcançados e que o cidadão possa participar de maneira efetiva de uma sociedade democrática. Todavia, se sairmos das concepções cotidianas e nos aprofundarmos na análise do real, perceberemos que o que a administração tem de "essencial" é o fato de ser mediação na busca de objetivos. Administração será, assim como defini anteriormente (PARO, 1986), a utilização racional de recursos para a realização de determinados fins.
    Além disso, outro ponto importantíssimo a ser ressaltado é o Projeto Político Pedagógico. É notório que o (PPP) é fundamental para o desenvolvimento das instituições educacionais, e deve estar sempre em um processo de avaliação, atualização e também deve ser elaborado com contribuições vindas da comunidade. Segundo Paro, “se falamos ‘gestão democrática da escola’, parece-me já estar necessariamente implícita da população em tal [...]”. Dessa forma torna-se necessária a participação da população nas decisões tomadas pela unidade escolar, pois para haver um desenvolvimento, a escola e comunidade deveram caminhar juntas. É nesse intuito que o PPP deve ser desenvolvido, de forma autônoma que, delineie sua própria identidade, assumindo o compromisso sociopolítico, que possa colocar uma reflexão diante das práticas pedagógicas, que deveram ser organizadas e enfim, colocadas em pratica.

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  2. O ensino público precisa melhorar em todos os aspectos, ultimamente as escolas estão preocupadas em formar cidadão apenas para o mercado de trabalho, isso acaba deixando de lado o real objetivo que a escola deveria ter, que é a formação de cidadãos críticos, reflexivos e autônomos que não se deixam alienar-se pelo sistema.
    A gestão democrática então entra em cena, mostrando que: "O principio básico da administração é a coerência entre meios e fins. como os fins da empresa capitalista por seu caráter de dominação, são, não apenas diversos, mas antagônicos aos fins de uma educação emancipadora, não é possível que os meios utilizados no primeiro passo possam ser transpostos criticamente para a escola, sem comprometer irremediavelmente os fins humanos que ai se buscam." (Pg.6)


    Amanda Oliveira
    Maria Jaqueline

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  3. Jaqueline Caetano, Manoela Dória e Simone.

    A gestão Escolar pública deve ser pautada pelo método democrático, com objetivo de investigação, levantando elementos importantes para se pensar os problemas tanto da compreensão quanto da efetivação da gestão, como um processo politico no qual as pessoas que atuam na escola identifiquem problemas, discutam, planejem e avaliem o conjunto de ações voltado ao desenvolvimento da própria escola na busca de solução de problemas.
    As diversas funções presentes na escola deve ter como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, ser adequada as normas construídas para a tomada de decisões e a garantia de amplo acesso as informações aos sujeitos da escola, a gestão da escola publica pode ser entendida como um processo democrático, no qual é compreendida como principio que se tem em conta que a escola é para atender a todos.

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  4. Josefa Larissa
    Orlaneide Batista

    Para que uma escola esteja apta a atender ao público, onde eles possam sentir-se bem e confortável para adquirir aprendizagem, ela precisa ser bem estruturada e organizada por isso que existe a gestão escolar democrática. Essa gestão é responsável pela organização da instituição, de modo que toda a equipe constituinte desenvolva um trabalho coletivo com o objetivo de atender as necessidades de seu público, sempre de acordo com a realidade da comunidade que a cerca. A escola possui um papel muito importante na vida social do aluno, porém a educação se torna produtiva e de qualidade somente quando o incentivo vem de casa, através dos pais ou responsáveis para que esse aluno em sua trajetória escolar possa reconhecer o que almeja, sendo capaz de tornar-se um cidadão mais humano, indo além da formação para os vestibulares e profissões.
    ”Dessa forma, a democratização da gestão da escola básica não pode restringir-se ao limites do próprio estado, — promovendo a participação coletiva apenas dos que atuam em seu interior — mas envolver principalmente os usuários e a comunidade em geral, de modo que se possa produzir, por parte da população, uma real possibilidade de controle democrático do Estado no provimento de educação escolar em quantidade e qualidade compatíveis com as obrigações do poder público e de acordo com os interesses da sociedade” (PARO, p. 6).
    A escola deve preocupar-se com a aprendizagem do aluno, utilizando estratégias para atingir seu objetivo porque a instituição escolar é sinônimo de aprendizado, porém, se o aluno não conseguir assimilar o conhecimento da forma que está sendo transmitida, ele acaba levando a culpa, como se não tivesse o devido interesse pelo estudo, sendo que muitas vezes ocorre a carência de recursos necessários para diversificar e permitir que a gestão escolar seja capaz de alcançar as metas e exercer o seu papel de formar cidadãos críticos-reflexivos para viver em sociedade.
    “De tudo o que foi visto pode-se concluir que há sim necessidade de melhor qualidade do ensino básico, mas não porque se tenha conseguido a quantidade e se precise alcançar com maior eficiência os ideais de preparar pessoas para o mercado (agora, tendo em mira o emprego imediato; ou no futuro, tendo em mira o vestibular). A má qualidade do ensino público atual expressa, por um lado, a falta de escolas de verdade, com condições adequadas de funcionamento; por outro, a ausência, em nosso sistema de ensino, de uma filosofia de educação comprometida explicitamente com uma formação do homem histórico que, ultrapassando os propósitos da mera sobrevivência, se articule com o objetivo de viver bem, realizando um ensino que capacite o educando tanto a usufruir da herança cultural acumulada quanto a contribuir na construção da realidade social” (PARO, p. 7).

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  5. Iagor souza de santana

    O objetivo da gestão escolar ou administração e a orientação para resultado, busca pela liderança, motivação da equipe para alcançar os objetivos, ênfase na qualidade do currículo e foco na participação dos pais para atingir excelência no ensino. Existe uma confusão sobre a administração que é associada com o controle das ações de outros. Paro (1998) cita que (Em nosso dia-a-dia, administração (ou gestão, que será aqui tomada como sinônimo) costuma ser associada com chefia ou controle das ações de outros. Isso decorre do fato de que, diuturnamente, convivemos com o arbítrio e a dominação e quase não nos damos conta disso. É compreensível, portanto, que gerir, administrar, seja confundido com mandar, chefiar. P.04) para paro devemos sair das ideias do cotidiano para perceber O essencial da administração que é o fato de ser mediação na busca de objetivos.

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  6. A gestão escolar tem uma forte influência na forma de organização escolar, ela abrange todas as áreas no âmbito educacional. A administração escolar, como mediação precisa ter resultado favorável ao êxito da aprendizagem dos alunos. A proposta pedagógica deve ser atendida, alcançando todos objetivos mencionados nos projetos educacionais, sendo assim administrado está sempre ligado a mediação. Orientando sempre um ao outro em parceria, para resultados positivos. Em uma instituição educacional é necessário que todos profissionais tenham uma base pedagógica.
    Segundo Paro “Mas se estamos interessados em soluções para nosso atraso educacional é preciso antes de mais nada perguntarmos, a respeito do que entendemos por educação de qualidade. ” (p. 2)
    “ Se se pretende, com a educação escolar concorrer a emancipação do indivíduo enquanto cidadão participe de uma sociedade democrática e, ao mesmo tempo, dar-lhe, meios, não apenas para sobreviver, mas para viver bem e melhor no usufruto de bens, culturais que hoje são privilégio de poucos, então a gestão escolar deve fazer-se de modo a estar em plena coerência com esses objetivos. “ (p. 5)
    Elle dos Santos Oliveira
    Maria Joézila santos Dórea
    Tânia Santos

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