Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

As TICs na educação – Uma discussão entre alunos do curso de Pedagogia das FISE

fonte da imagem: http://image.slidesharecdn.com/primeiraparte-110809195714-phpapp01/95/tics-na-educao-1-728.jpg?cb=1337650101

As novas formas de conduta social, advindas da evolução dos meios tecnológicos de informação e comunicação (TICs) trazem à tona novos paradigmas para o processo de ensino-aprendizagem. Como essas mudanças podem favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o indivíduo da sociedade moderna? É possível valorizar a autonomia do educando sem deixar de contemplar ambientes colaborativos de aprendizagem?


22 comentários:

  1. Professor Wesley, você é top, o melhor das faculdade FISE, quem tiver a oportunidade de ter aula com você, não vai querer outro. beijo das alunas que ficou muito feliz de te pegar como professor de novo.
    Muito obrigada pela sua dedicação, paciência e carinho ao lecionar. Nos só podemos agradecer por ter feito parte das nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. PATRICIA DIAS & ILMARA SANTOS:
    Com a evolução tecnológicas os indivíduos passam a terem a necessidade de buscar novos conhecimentos, tornando-os mais capacitados, tanto profissionalmente como pessoal. Essas mudanças podem favorece-los no seu desenvolvimento de competências e habilidades. Pois o mesmo, passa a ser ativo e critico e não mais passivo, buscando novos aprimoramentos e assim ultrapassando os limites acompanhados nas salas de aulas.
    O educando pode desenvolver a autonomia da aprendizagem na utilização de pequenos aparelhos tecnológicos como celulares e tabletes, na produção de trabalhos em equipes tendo a construção à respeito as adversidades que estarão evidentes em diferentes ambientes. O educando passa a resolver conflitos de ideias, possibilitando novas habilidades e incluindo socialmente uma nova sociedade moderna. Esse mundo virtual que tanto se tornou um instrumento importante na vida das pessoas, sendo utilizado como metodologia do ensino têm um imensa capacidade de atrair o aluno à estimular a criar o seu próprio desenvolvimento de aprendizagem. Mesmo com tanto avanço tecnológico o "Professor" nunca deixará de ser útil. Afinal se a tecnologia é um avanço mundial. Então que dizer de quem à criou?

    ResponderExcluir
  3. As TICs são importantes porque vivemos a denominada "Era da Sociedade da Informação e do Conhecimento". Logo, é necessário que a escola ofereça as condições para o desenvolvimento de competências para saber lidar com a informação e ter o discernimento necessário à análise crítica, podendo assim, utilizar e produzir conhecimento. A integração das TICs na escola é fundamental pois estas técnicas já estão presentes no cotidiano do aluno. É necessário que a presença das TICs seja resultado de um projeto pedagógico voltado para a ampliação das possibilidades de conhecimentos dos alunos, favorecendo o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico do aluno para que ele possa tomar decisões próprias no futuro. Diana Soares dos Santos Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. GIVANILDE ALVES e SAMARA MATOS.
    As concepções tecnológicas em uma sociedade vem se desenvolvendo a cada ano,sempre se superando em suas perspectivas e informações. Posicionando um novo parâmetro de educação: Educação a distancia que vem desenvolvendo novos meios de ensino-aprendizagem para os aspectos sociais de um país.
    Porém usado indevidamente pode causar problemas deixando de ser um ambiente colaborativo para o individuo em suas habilidades necessárias e educativa.

    ResponderExcluir
  5. MACIELI SOUZA E MARIA ISABEL.

    Com o decorrer do século XXI, o uso da tecnologia foi se tornando cada vez mais importante e informativo, para a vida do ser humano. Entretanto, a tecnologia influencia principalmente no meio educacional, onde, algumas Instituições estão optando para a Educação a distância. Pois no entanto, facilita no desenvolvimento do individuo, possibilitando a sociedade a decidir por si próprio para que torne-se pessoas criticas e ocultas futuramente.

    ResponderExcluir
  6. É de fundamental importancia usar os avanços tecnológicos a favor da educação trazendo mais facilidade e ao mesmo tempo conhecimentos múltiplos , de modo que requer profissionais capacitados para orientarem os alunos no manuseio desses equipamentos . abrindo assim um leque de horizontes , tornando a educação e o aprendizado sempre mais dinamico , atrativo, sem perder o foco que é o aprendizado, valorizando as etapas na formação como um todo, profissional competente, pensador critico e atuante.
    VERIDIANO e JEILMA

    ResponderExcluir
  7. BRAULIO e SAMUEL
    A tecnologia hoje e uma grande aliada da educação, trazendo mais facilidades.
    Hoje vc tem acesso sobre qualquer assunto de qualquer parte do mundo, pode trocar experiência com outras pessoas que estejam em qualquer lugar e com isso aumentando os conhecimentos em todas as áreas. Nossa vida cada dia mais corrida e a falta de tempo dificultavam os estudos, e com a tecnologia apareceram os cursos a distancia os EAD que com outros métodos de ensino e com professores que tiveram que se adaptar a essa nova realidade, diminuiu a distancia entre aluno e a faculdade e realizando sonho de cursar uma faculdade e com isso cada vez pessoas com capacidade de opinar pensar e criticar dentro da sociedade

    ResponderExcluir
  8. BRAULIO e SAMUEL
    A tecnologia hoje e uma grande aliada da educação, trazendo mais facilidades.
    Hoje vc tem acesso sobre qualquer assunto de qualquer parte do mundo, pode trocar experiência com outras pessoas que estejam em qualquer lugar e com isso aumentando os conhecimentos em todas as áreas. Nossa vida cada dia mais corrida e a falta de tempo dificultavam os estudos, e com a tecnologia apareceram os cursos a distancia os EAD que com outros métodos de ensino e com professores que tiveram que se adaptar a essa nova realidade, diminuiu a distancia entre aluno e a faculdade e realizando sonho de cursar uma faculdade e com isso cada vez pessoas com capacidade de opinar pensar e criticar dentro da sociedade

    ResponderExcluir
  9. As pessoas da contemporaneidade estão inseridas em um sociedade digital e cibernética, onde a necessidade de informação e a quantidade de conhecimentos dobram em pouco tempo. As tecnologias evoluíram e se adaptaram as nossas necessidades pessoais e em todas as práticas diárias, como também na educação. Em sala de aula, ajudam a aproximar o aluno ao conteúdo transmitido e ao seu cotidiano, já que seu uso é frequente por quase todos, também chamam e prendem a sua atenção, facilitando sua absorção para com o que é passado na aula, para isso, o professor deve trabalhar com diversos recursos tecnológicos. Os TIC's são de extrema importância, conduzem o indivíduo a um desenvolvimento mais harmonioso e autêntico, de modo que reduz a exclusão social, os conhecimentos, também, passam a ser compreendidos de forma mais ampla, e se bem usados, valorizam o pensamento crítico e estimulam a cidadania, solidariedade e a responsabilidade social e ambiental. Porém, é necessária cautela em seu uso, pois as tecnologias nos levam ao individualismo e a falta de tolerância com o outro, impedindo assim, de certa forma, as relações sociais.

    GISLAINE E KAROLINE.

    ResponderExcluir
  10. As novas tecnologias da informação e comunicação trazem possibilidades de ampliação e transmissão de conhecimento,contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento crítico e da construção da autonomia intelectual,uma vez que o aluno tem a sua disposição várias formas de obter informação e buscar conhecimento.
    Dessa forma o professor tem um papel muito importante em todo esse processo,motivando o educando e o orientando nessa busca,e na formulação de princípios éticos que os ajudarão a tornar-se seres críticos e atuantes perante a sociedade moderna.
    VANEILZA E AMANDA

    ResponderExcluir
  11. GEISY EMILLY E KATIELE ARAUJO

    Estamos vivendo no século dos avanços tecnológicos, no qual, a educação também está influenciada pelo conjunto de conhecimento da era digital, que proporciona ao individuo a buscar informações que acrescenta no seu aprendizado, buscando melhorar e desenvolver competências e autodidata.
    Os alunos podem progredir sua autonomia através dos meios tecnológicos transformando o seu aprendizado diferente, dinâmico e atrativo, não deixando de perder o seu objetivo, o seu ser critico e reflexivo. Com isto, o tutor nunca deixará de está presente na vida do aluno, mesmo com os avanços tecnológicos diante da sociedade moderna.

    ResponderExcluir
  12. Jeane e Gleise
    Essa tecnologias da informação e comunicação vem ganhando bastante espaço, principalmente na área educacional, percebe- se a relevância de aproximar o aluno da interação com a tecnologia em todas as dimensões, oportunizando a ele uma concepção ampla e social.
    _ sim! Esse ambiente vai auxiliar o desenvolvimente da autonomia nos alunos, constituindo um espaço importante no ambiente escolar.cada vez mais as te!cnologias tem sido usadas como instrumentos que favorecem na construção de novos conhecimentos, onde o prof assume o papel de mediador...

    ResponderExcluir
  13. A maneira dos professores passarem conteúdos em sala tem mudado significantemente com a chegada da globalização, com isso é possível notar a introdução do uso da tecnologia nas aulas, esta poe sua vez tem papel de aprofundar o conhecimento, e uma forma de abranger um infinito numero de informações, confrontar ideias co pensamentos destintos. Essas tecnologias tornam-se uma grande aliada para a expansão da educação, tendo em vista que não prende-se somente as tradicionais salas de aula, estando disponível em quase todos o lugares em frações de segundos.
    No entanto, também é necessário e fundamental supervisionar todo o processo de implementação de novas tecnologias (como conhecimento embutido na vida do ser atual), quanto nos recursos tecnológicos (computadores, tablets, celulares, iPods entre outros).
    Tantos possíveis aproveitamentos e infinitas possibilidades tendem a auto-manipular seu usuário, criando uma alienação e dependência dos meios para desenvolvimento de raciocínio, alem do pouco preparo de professores em como si trabalhar com esses métodos modernos. Portanto, a hipotéticos extremos, requer um acompanhamento de uma equipe de professores, psicólogos ou/e psicopedagogos, para avaliar o desenvolvimento do aluno com e sem o uso de novas tecnologias, garantindo o melhoramento do aluno. (ROSINE.Alessandro. O uso da tecnologia da informática na educação.Uma reflexão no ensino com crianças.)
    Adelmo Nascimento. Izabela Silva.

    ResponderExcluir
  14. Com os avanços das tecnologias existe diversas maneiras de trabalha com o meio social, tratando-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro.São ações permanentes que garantem a formação do educando como pessoa e cidadão.
    Thaynara e Taize Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito,é verídico o auxilio na convivência social de indivíduos? já que, como discutido diversa vezes, a tecnologia está cada vez mais afastando as pessoas ao ponto que as mesmas tem infinito poder de informação.
      Se confirmada afirmação, qual a ligação direta com o processo de ensino-aprendizagem?

      Excluir
  15. Geisiane e Rausiane
    Atualmente vivemos em uma sociedade globalizada, onde a tecnologia é a base de tudo. Tal tecnologia tem que ser usada como base para formar educandos autônomos e críticos perante a sociedade. É preciso quebrar o tradicionalismo nas salas de aula e introduzir tecnologias de informação e comunicação tendo assim alunos comunicativos.
    A educação a distância(EAD)tambem vem ocupando seu espaço e mostrando quão grande é sua capacidade de formar bons profissionais tambem, pois possui uma flexibilidade maior e inovada para assim alcançarmos novos contigentes.
    A tecnologia traça-ra novos caminhos para a sociedade e a educação tornando-nos cada vez mais profissionais competentes e informatizados.

    ResponderExcluir
  16. Ao longo do tempo as tecnologias avançaram, adaptando-se as nossas necessidades, em todos os aspectos. Ajudam na formação pessoal, fazendo com que o individuo adquira conhecimento em tempo real, ao mesmo tempo em que o ajuda em suas tarefas diárias. É um conhecimento que se entendido de forma ampla e bem usado, criamos uma visão crítica a cerca da sociedade.

    LUDIMILA E RAFAELA ALVES

    ResponderExcluir
  17. A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA FOI UMA COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA SOCIEDADE COM ISSO OS ALUNOS TEM POSSIBILIDADES DE CONHECIMENTO E MUDANÇAS QUE PODE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO.AS ESCOLAS DEVEM PROPOR HABILIDADES NESSE ASPECTO TECNOLÓGICO PARA QUE OS PROFESSORES TENHAM MAS AUTONOMIA EM SUAS SALAS DE AULA LEVANDO A TECNOLOGIA PARA AMPLIAR OS SEUS CONTEÚDOS. A EDUCAÇÃO DEVE ORIENTAR COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR COM ESSAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS PARA SABER UTILIZAR DE MANEIRA EDUCATIVA.... VILANI

    ResponderExcluir
  18. Estamos vivendo um momento ímpar, conflitante e revolucionário, um tempo em que podemos experimentar do tradicional e vivenciar a evolução das tecnologias, passamos por uma evolução em tão curto espaço de tempo que poucas gerações terão a mesma oportunidade, vivenciamos o tempo do quadro negro e giz, e agora podemos presenciar uma aula online, onda a sala de aula pode ser o seu quarto, e o horário é você quem escolher, isso é claro e evidente uma grande revolução no sistema educacional proporcionada pelos avanços tecnologicos. Vemos que esses avanços estão presentes em vários e porque não dizer em todos os setores, economia, saúde, esporte e muitos mais, e dentro desse cenário a educação tem e deve estar acompanhando essa evolução, até porque surge a necessidade de formar indivíduos capazes de manipular de forma consciente esses instrumentos. Contudo vale lembrar que mesmo com todos esses aparatos tecnológicos a figura do professor continua como agente indispensável nesse processo de ensino-apredizagem...

    ResponderExcluir
  19. Segundo Líbaneo vem afirmar em uma de suas falas é que "jamais as tecnologias chegarão a tomar o lugar dos docentes" mas isso não quer dizer que não seja favorável o uso das tecnologias em sala de aula, para aprimorar os conhecimentos e até mesmo levar o aluno a ir além dos assuntos didáticos. A tecnologia nos leva a ter profunda viagem no quesito pesquisa e nós faz conhecer além do imaginário e previsto.
    Fabiana e Alícia

    ResponderExcluir
  20. A TICs veio para preparar as pessoas para a sociedade atual, para formar cidadãos mais críticos e com capacidade para tomar decisões.
    O educador e uma peça importante neste processo de TIC, pois ele ira explicar aos seus alunos como manusear esses aparelhos que para alguns alunos são novidades e também onde colher informações seguras e como utilizar essas informações.
    SABINA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...